Advertisement

PROJETO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE RESENDE EXERCITA CONCEITO DE TRANSPARÊNCIA COM RECURSOS PÚBLICOS PARA ALUNOS


“Mural da Transparência” será disponibilizado em todas as escolas municipais  


As escolas da Rede Municipal de Ensino de Resende estão adotando uma prática que introduz e exercita a transparência com dinheiro público. Os alunos já começaram a disponibilizar o “mural da transparência”, espaço no qual será feita a prestação de contas dos recursos que são creditados nas contas do Conselho Escola, provenientes de repasses federais e municipais. 

Os números de recursos recebidos e empregados em cada unidade serão divulgados para toda a comunidade escolar e darão uma dimensão didática sobre a importância da transparência em todos os segmentos da administração pública. A medida, além disso, reforça a responsabilidade e os compromissos com o bem comum no ambiente escolar. 

Resende possui 58 escolas municipais, que recebem repasses oriundos do governo municipal e federal. Quem fica responsável por conduzir a gestão dos recursos é o Conselho Escolar, que atua como um colegiado deliberativo, consultivo, fiscal, mobilizador e pedagógico na estrutura de gestão da escola. A condução desse dinheiro usado para aquisição de materiais de consumo, pequenos reparos na escola, entre outras utilidades, passa a ficar exposta para a comunidade escolar através do “mural da transparência”. 

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o projeto faz parte de uma postura de gestão escolar democrática adotada pela administração pública, que renderá frutos com o desenvolvimento e amadurecimento desses alunos, formando cidadãos mais conscientes. 

- Nosso objetivo é fazer a diferença na vida desses alunos e fortalecer a cidadania e a cumplicidade em uma sociedade democrática. Nossos alunos são o futuro do município. São os futuros fiscalizadores e figuras ativas nas decisões tomadas por Resende. Por isso, queremos prepará-los como uma geração mais consciente. Os murais da transparência já começaram a ser expostos em algumas escolas e, em breve, estarão em todas elas – comentou a secretária.