Advertisement

Osesp firma parceria com Amigo do Clima e se torna carbono neutro

Programa de responsabilidade climática da WayCarbon mapeou e compensou as emissões de gases de efeito estufa de um ano de atividades; foram neutralizadas 335 toneladas de CO2 equivalente a partir de projetos certificados

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp é oficialmente uma orquestra carbono neutro. Em parceria com o Amigo do Clima, programa de responsabilidade  climática da WayCarbon, foram calculadas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um ano de atividades da Osesp, de seus corpos outros artísticos (Coro e Quarteto) e públicos – em ensaios e concertos, dentro e fora da Sala São Paulo. Ao todo foram mapeadas 335 toneladas de CO2 equivalente. A compensação dessas emissões também foi intermediada pelo Amigo do Clima, com créditos de carbono provenientes de um portfólio variado de projetos nacionais certificados, de plantas de energia eólica, hidrelétrica e biogás, além dos projetos de substituição de combustíveis em frotas e redução de emissões de GEE em aterro sanitário.

O anúncio foi feito segunda-feira, 06 de junho, na ocasião Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Diretor Artístico da instituição, Arthur Nestrovski, logo após a apresentação da Orquestra na Sala São Paulo — o concerto foi transmitido ao vivo no YouTube da Osesp e pode ser visto na íntegra neste link.

Osesp é a principal referência da música sinfônica na América Latina e a Sala São Paulo está entre as salas de concerto mais importantes do mundo. Em 2019, a programação atraiu mais de 133 mil pessoas, com presença de músicos e público internacionais. “Com base no estudo feito em parceria com a WayCarbon, e que analisou todas as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa feitas pela Osesp, Sala São Paulo e o público que esteve aqui durante um ano, foram emitidos créditos que vão compensar todas as nossas emissões de carbono, apoiando sete empresas que fazem projetos com impacto socioambiental pelo Brasil. Com isso, a Osesp se torna a primeira orquestra brasileira e uma das primeiras do mundo a ter um selo de orquestra carbono neutro”, afirma o Diretor Artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski.

O programa Amigo do Clima utilizou metodologias internacionalmente reconhecidas para calcular a pegada de carbono das atividades de todos os corpos artísticos profissionais e da audiência, identificando cinco principais frentes geradoras de gases de efeito estufa: 

• Deslocamento dos públicos que assistem aos concertos dos corpos artísticos da Osesp;

• Deslocamento de 354 colaboradores e músicos até a Sala São Paulo, sendo 287 deles utilizando veículo próprio e 67 utilizando transporte público;

• Consumo de energia elétrica (iluminação, ar-condicionado e afins) da Sala São Paulo;

• Efluentes gerados durante a permanência dos corpos artísticos e público na Sala São Paulo;

• Gestão de resíduos ao longo de todo o ano-base.

 

Desde o lançamento do Amigo do Clima, em 2014, foram compensadas mais de 7,9 milhões de toneladas de CO2 equivalente, em parceria com empresas de diferentes segmentos. “A Fundação Osesp é uma das principais agentes culturais do nosso país. Agora, além do reconhecimento que possui pelo altíssimo padrão de qualidade dos espetáculos que promove, passa a nos inspirar também como uma referência setorial em sustentabilidade. Estamos muito orgulhosos em participar desse novo marco: uma orquestra carbono neutro com a chancela Amigo do Clima”, afirma Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon.