Advertisement

O Prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, e o Secretário Municipal de Saúde, Leonardo Tavares, participaram nesta segunda-feira (13/06), às 11h30, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, do lançamento do programa “CUIDAR+, saúde para todos”.

 O Prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, e o Secretário Municipal de Saúde, Leonardo Tavares, participaram nesta segunda-feira (13/06), às 11h30, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, do lançamento do programa “CUIDAR+, saúde para todos”. O governador Cláudio Castro informou, durante o evento, que a iniciativa vai destinar R$ 800 milhões, em forma de crédito extraordinário, para reforma das unidades básicas de saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro.  

De acordo com o Secretário de saúde de Itatiaia, Leonardo Tavares, o objetivo do programa do governo do estado é realizar investimentos na atenção primária em saúde. “Cerca de 30% do programa será destinado para reforma, construção de Unidades de Saúde da Família e aquisições de equipamentos para elas, e 70% para custeio de programas ligados a atenção básica”, explica.  

Leonardo informa que as prefeituras, através da suas secretarias de Saúde, devem apresentar projetos para que o governo do estado possa liberar os recursos. No caso de Itatiaia, a idéia é reformar todas as Unidades de Saúde da Família e planejar a construção de pelo menos mais três novas, sendo duas mais próximas do Centro e outra em Penedo.  

- Além disto, vamos pleitear a verba de custeio para todos os programas de atenção básica - disse.  

O Prefeito Irineu Nogueira elogiou a iniciativa do governo do Estado, pois avalia que a Atenção Básica é fundamental para que o poder público possa entender melhor as necessidades da população, criando estratégias mais assertivas para promoção e prevenção em saúde. Segundo ele, o município vai apresentar projetos para reformar e construir novas Unidades de Saúde da Família, para ampliar e melhorar sua rede de atenção básica.  

“As Unidades Básicas de Saúde estão muito próximas da vida das pessoas, desempenhando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. Como são a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde, investir nelas é sempre importante”, concluiu.