Advertisement

Frio pode causar dores pelo corpo ou agravar doenças já existentes, como a artrite

Fisioterapeuta explica a relação das dores no corpo com a queda de temperatura e diz que idosos precisam se manter aquecidos, ingerir bastante líquido e se exercitar*


O inverno começou oficialmente nesta terça-feira (21) no Brasil, e os termômetros registraram temperaturas baixas ainda no outono. Neste período, quando a umidade do ar diminui, a baixa temperatura traz consigo algumas doenças típicas da estação e agrava outros problemas já existentes.

A fisioterapeuta Ana Fraga explica que com o frio a temperatura corporal diminui, fazendo com que a capacidade de resposta do sistema imunológico também reduza significativamente, favorecendo a atividade dos vírus respiratórios no organismo e deixando-o mais suscetível a infecções.

- Os primeiros sintomas da friagem são a coriza, entupimento das vias aéreas, dor na garganta, espirros, entre outros. Nessa época, devemos ficar atentos às quedas de temperatura, pois podem provocar uma constrição dos vasos sanguíneos, que ficam fechados e levam menos sangue para o organismo; além disso, os músculos ficam mais tensionados por termos uma tendência a nos “encolhermos”, o que pode causar uma contração involuntária e provocar dores pelo corpo ou agravar patologias já existentes, como a artrite e outras doenças - destaca.

Ana Fraga, que é coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio Volta Redonda, explica que as chances de os idosos terem mais dores neste período frio também têm a ver com alguns fatores de risco significativos como: ser do sexo feminino, ser sedentário, ter predisposição genética e diabetes. Sendo assim, idosos precisam se manter mais aquecidos, mas sem exageros para evitar desidratação com o exagero.

- Devemos sempre lembrar que a ingestão de líquidos deve se manter a mesma do verão, embora a vontade não seja a mesma, principalmente entre os idosos, - orienta.

De acordo com a fisioterapeuta, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura. Esse fato faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que é um líquido que fica dentro das articulações e que tem a função de lubrificá-las. O aumento de viscosidade acaba gerando uma maior rigidez nas articulações e, consequentemente, as dores aumentam.

- Movimentar-se é de suma importância em qualquer idade, porém na população idosa isso se faz mais que necessário, principalmente no inverno, quando o idoso fica mais contraído e acaba não movimentando suas articulações da forma que deveria. A atividade física e até mesmo o exercício dentro de casa favorecem a circulação e ajudam na melhora da viscosidade do líquido sinovial, - aconselha a professora.

Ana Fraga aponta que o alongamento também é de extrema importância, pois evita o encurtamento muscular - a perda da elasticidade do músculo, que pode causar dificuldade nos movimentos e desvios posturais. Por isso, é necessário alongar-se quando se levanta ou quando se deita, o que faz com que o corpo se movimente e melhore o aporte sanguíneo. Quanto às pessoas que já sofreram alguma fratura no osso e se queixam de sentir dores nesses locais quando as temperaturas caem, a fisioterapeuta explica:

- Quando temos uma fratura, na realidade a musculatura ao seu redor fica tensionada, contraída e assim acaba gerando dor no local, o que acaba parecendo dor na fratura e não na região da mesma. Tudo depende da localização, da musculatura envolvida, local fraturado e da idade, pois pessoas idosas tendem a sentir mais dor, evidencia.

*Curso de Fisioterapia*

A Estácio oferece o curso de Fisioterapia em Volta Redonda no formato presencial, e para saber mais sobre a graduação e como realizar inscrições, basta acessar o site www.estacio.br ou entrar em contato com a Unidade pelo telefone (24) 99321-3131. A Estácio Volta Redonda está localizada na Rua 24, nº 236, no bairro Vila Santa Cecília, anexo ao Colégio Batista.

Além de Fisioterapia, a Estácio Volta Redonda oferta as graduações de Medicina Veterinária, Enfermagem, Direito, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Ciências Contábeis e Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica.

A Estácio passa a oferecer neste semestre o curso de Fisioterapia também em Resende, no formato semipresencial. A Unidade Resende fica na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília e o telefone para mais informações é o (24) 99316-7505.