Advertisement

Vinagre de coco se alinha à alimentação saudável e dá personalidade aos pratos da gastronomia nacional

A transformação está relacionada tanto ao estilo de vida quanto aos produtos da indústria cosmética, empenhada em desenvolver eficientes linhas 'pró-age'

Se fosse possível destacar apenas um entre tantos itens indispensáveis à gastronomia do Sudeste Asiático e da Índia, este produto, certamente, seria o vinagre de coco. No Ocidente, este ingrediente com acidez menos acentuada, tem conquistado lugar de honra na bancada de chefs de renome, empenhados em agregar personalidade aos pratos. Entre consumidores atentos à alimentação saudável – e aqui se incluem os vegetarianos e veganos –, o vinagre de coco elenca uma lista considerável de benefícios. Perda de peso, melhora da digestão e fortalecimento do sistema imunológico são algumas das muitas benesses do produto. A primeira empresa a fabricá-lo totalmente sem conservantes no Brasil é a Almaromi Viccino, pioneira também na produção natural de vinagre de maçã no País.

O vinagre de coco vem transformando os sabores dos molhos para saladas. O toque inigualável do ingrediente também se incorporou harmonicamente aos pratos quentes e às marinadas. “Com 4% de acidez, sua característica é a suavidade, se compararmos, por exemplo, com o vinagre de maçã. É muito agradável ao paladar”, observa Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino.

Os benefícios do vinagre de coco, segundo Margoni, são comparáveis aos do vinagre de maçã. Em sua constituição há nutrientes importantes, como vitaminas C, do complexo B, potássio, zinco, entre outros. Por ser rico em polifenóis, pode prevenir diabetes e doenças cardíacas. Assim como o vinagre de maçã, contém ácido acético, que tem ação comprovada contra picos de açúcar no sangue após uma alta ingestão de carboidratos.

Um benefício bastante desejado pelos consumidores de vinagre de coco é a possibilidade da perda de peso, já que o produto é muito pobre em calorias. Mais uma vez, o ácido acético age como um coadjuvante para reduzir a fome e prolongar a sensação de saciedade.

Da mesma forma que se orgulha do pioneirismo na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Rodrigo Margoni celebra o lançamento do Vinagre de Coco Almaromi no mercado. “Demoramos mais de um ano para encontrar um fornecedor que garantisse a qualidade esperada dos insumos para fabricar o nosso vinagre”, destaca o especialista.

Além de ser livre de conservantes, o novo item da linha Almaromi não contém corantes. A embalagem de 400ml é produzida sem bisfenol A, composto que pode causar vários problemas à saúde. “É o primeiro vinagre do mercado com sleeve em toda a sua embalagem, o que torna o produto mais bonito e apresentável”, reforça.

Com todas estas características especiais, o vinagre de coco não vem para uma breve escala no Ocidente. “É um produto que veio para ficar, justamente por ser diferente de tudo o que já experimentamos em se tratando de vinagres e pelo fato de dar personalidade tanto aos pratos mais sofisticados quanto aos que consumimos no dia a dia”, finaliza Rodrigo Margoni.