Advertisement

RIO DE JANEIRO E SALVADOR GANHAM GRAFITES PARA CELEBRAR OS 80 ANOS DE PIU-PIU

 

Trabalhos artísticos fazem parte de um movimento internacional da Warner Bros. Consumer Products que lança 80 murais temáticos no mundo

 

Para celebrar o aniversário de 80 anos do Piu-Piu, dois grafites temáticos foram inaugurados no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Sob a curadoria de Marcelo Eco, artistas locais representam o personagem da Warner Bros. em trabalhos artísticos que trazem o sincretismo entre a cultura pop e a brasileira. Referências nacionais em elementos e cores simbolizam a inserção do personagem em cada cidade.

 

Projetados pelos artistas brasileiros Dolores Esos e Bigod o Sapo, e com curadoria de Marcelo Eco, os murais estão disponíveis para os fãs nos seguintes locais:

 

• Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22291-070

• R. Teodósio Rodrigues de Faria, 60 -- Bonfim - Salvador - BA, 40415-430

 

Localizado em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, o mural desenhado por Dolores Esos fica próximo ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, na praia da Urca. O grafite de Esos integra a personalidade do Piu-Piu à atmosfera festiva do Carnaval do Rio de Janeiro, destacando cores vivas e ícones cariocas.

Dolores Esos e Piu-Piu inauguram mural no Rio de Janeiro (RJ) | Crédito: Allan Carvalho


O canário da Warner Bros. também desembarcou em Salvador (BA)! Projetado por Bigod O Sapo, o segundo mural brasileiro está localizado próximo à famosa igreja de Nosso Senhor do Bonfim, um grande símbolo da Bahia.

 

Mural feito por Bigod o Sapo em homenagem ao Piu-Piu integra a paisagem da região da igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador (BA) | Ed Santos / 360 mais

 

Até novembro de 2022, mês do aniversário do Piu-Piu, outros três murais devem ser inaugurados em diferentes regiões brasileiras. São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) são as cidades que também receberão os murais artísticos, além de um segundo grafite no Rio de Janeiro (RJ).

 

Os murais no Brasil fazem parte de um movimento internacional da Warner Bros. Consumer Products. Ao todo, 80 grafites estão sendo lançados ao longo de 2022. Além do Brasil e Estados Unidos, França, Alemanha, Polônia, Espanha e Itália são localidades que recebem murais e representam o Piu-Piu.

 

Sobre Piu-Piu

O personagem começou sua ascensão no estrelato animado quando estreou no curta de 1942, “A Tale of Two Kitties”, vencedor do Oscar de 1942. O Piu-Piu cresceu em popularidade e logo se tornou um dos personagens mais amados do Looney Tunes, perdendo apenas para Pernalonga em termos de consciência universal. Ele estrelou em inúmeros filmes, incluindo um segundo vencedor do Oscar, “Birds Anonymous” (1957). Por mais de oito décadas, o Piu-Piu lembrou aos fãs que mesmo um cara pequeno pode ser mais esperto que o maior inimigo e passou a representar o que significa ser "unapologetically yourself". Por causa disso, o Piu-Piu tornou-se um dos favoritos da cultura pop e detém uma presença única no espaço de moda e estilo de vida, fazendo aparições das maneiras mais inesperadas. Sua cor amarela brilhante, otimismo crescente e força despretensiosa fazem dele um dos favoritos de celebridades, influenciadores, estilistas, artistas e muito mais.

 

Sobre Marcelo Eco

A arquitetura minimalista de seus traços e seus personagens de queixo pontudo são repletos de movimentos e perspectivas. Transitam em meio a fragmentos orgânicos minimalistas da natureza e do urbano brasileiro. Eco tem painéis e exposições em cidades do Brasil, Argentina, Itália, França, Alemanha, Holanda, Angola e Egito.

 

Sobre Dolores Esos

Artista multifacetada, nascida em Niterói, RJ, suas artes têm estado em exposições individuais e coletivas. Dolores teve telas indicadas a prêmios em território nacional, além de na Itália e nos EUA. Ela tem um estilo que vai das artes clássicas ao grafite. As causas sociais e a figura da mulher forte estão muito presentes em suas obras.

 

Sobre Bigod O Sapo

Arista grafiteiro, designer de games, curador e arte educador. Já teve murais em algumas cidades do mundo, como Paris, Milão, Frankfurt, Wiesbaden, Berlim, Madrid, Cidade do México, Miami etc. Criador do festival de Grafite Bahia de Todas as Cores (BTC) e um dos sócios-fundadores do Museu de Arte de Rua de Salvador o MUSAS.