Advertisement

Projeto oferece treino de corrida com maratonista para colaboradores

Os treinos acontecem toda semana e visam contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores.

Maringá - PR, maio de 2022 – Quem faz parte do ambiente corporativo sabe o desafio que é fugir do sedentarismo diante de uma rotina puxada. A maior parte do dia é dedicada ao trabalho, e após o expediente, corpo e mente pedem descanso. Mas, ao longo prazo, a falta de atividade física leva a uma queda geral do desempenho físico e mental, pois as tensões do dia não são aliviadas de um modo saudável.

Assim, vemos que a importância de uma vida ativa vai muito além da estética. Para uma mente sã, é preciso um corpo são. Afinal, se até as máquinas precisam de manutenção para manter a performance, imagine o corpo humano. Mas como é possível manter um equilíbrio diante da correria do dia a dia?

Com esse olhar para a qualidade de vida do indivíduo, a Buysoft, uma das maiores empresas de software e soluções em TI do Brasil, iniciou o projeto Buysoft Running para incentivar e promover o autocuidado por meio da atividade física.

Corridas com treinamento de José Eraldo

O corredor profissional José Eraldo, natural de Maringá, foi o convidado para treinar os colaboradores da Buysoft. José integra o Top 5 na Wings for Life World Run, corrida global que aconteceu em Munique, Alemanha. Na edição da corrida no Rio de Janeiro, o corredor conquistou o primeiro lugar. O atleta é patrocinado pela Buysoft há mais de 3 anos, e esse relacionamento se estreita agora com o projeto.

“Minha história com a Buysoft começou em 2018 como atleta patrocinado pela empresa, e no ano de 2021 eu fui convidado a participar do projeto para incentivar os colaboradores a praticar a atividade física. Foi com muita honra e felicidade que eu recebi o convite, já que a Buysoft é referência na sua área de atuação, o que torna o desafio ainda maior. Como eu sempre gostei de me desafiar ao longo da minha carreira como atleta e treinador, aceitei com muita disposição e vontade de dar certo, como tem acontecido e tem sido muito gratificante treinar esta equipe de colaboradores”, explica o maratonista.

Os treinos da Buysoft Running acontecem semanalmente, toda quarta-feira. A participação é aberta para os colaboradores, sem pressão ou obrigatoriedade. A ideia é que as pessoas treinem porque sentem vontade, podendo entrar e sair quando quiserem.

O colaborador Rafael Brajão, que atua como Analista de Suporte Pleno na Buysoft, é um dos exemplos da evolução que projeto promove.

“Comecei por questão de saúde mesmo, para me manter em forma e fazer uma combinação com a academia. Nunca tinha corrido antes, a primeira experiência está sendo com este projeto da Buysoft. Os treinos me deixam mais disposto no dia a dia, com mais energia e até um melhor descanso à noite. Houve muita evolução também no bem-estar mental. A corrida faz a gente relaxar a mente e isso ajuda na produtividade, pois fico mais disposto e feliz com os resultados”, explica Brajão.

Histórias como a de Rafael se replicam por toda a empresa, conforme novos colaboradores topam o desafio de uma vida mais ativa. “A grande evolução que eu como treinador percebo é na disposição dos colaboradores. Eles entenderam que a atividade física não é algo imposto para a equipe como uma obrigação, mas que tem impacto positivo diretamente na vida deles, não apenas no desempenho como profissionais, mas na sua vida pessoal, familiar e social, ajudando também na integração com outros colaboradores fora do ambiente de trabalho”, complementa José Eraldo.

Benefícios da atividade física para colaboradores

A revista científica The Lancet aponta que a falta de exercícios físicos pode custar para a economia global 220 bilhões de reais todos os anos. Esse número equivale aos danos do tabagismo para a saúde.

Além disso, um estudo feito com 200 pessoas na Universidade de Bristol, no Reino Unido, concluiu que o rendimento de colaboradores em um dia com exercício físico aumenta consideravelmente. Os resultados apontam que 41% das pessoas mostraram maior motivação para trabalhar, 25% terminaram o trabalho antes do tempo, e 21% relataram maior poder de concentração.

Esses avanços são possíveis graças aos neurotransmissores liberados durante a atividade física. Entre eles, constam:

  • Noradrenalina: regula as atividades como o sono e as emoções;
  • Endorfina: ajuda no combate à depressão e ansiedade, aumenta a resistência física e mental;
  • Dopamina: promove foco, produtividade, desempenho e motivação.

José Eraldo confirma a relação direta entre a vida ativa e a produtividade: “A atividade física está diretamente ligada à produtividade de qualquer equipe profissional nos dias de hoje, melhorando a disposição e a qualidade de vida dos colaboradores. Grandes centros do mundo já fazem o incentivo à prática da atividade física da população trabalhadora e, no Brasil, mais uma vez a Buysoft está à frente”, explica.

A evolução é feita de equilíbrio

De acordo com Ruti Pedrini, Diretora de Gestão de Pessoas e Sócia da Buysoft, o projeto é essencial para fomentar a qualidade de vida das pessoas.

“A atividade física é uma forma de cuidar de si mesmo. O próprio trabalho da pessoa perece se ela não tiver equilíbrio e bem-estar na vida. Os colaboradores sempre deixam feedbacks espontâneos sobre o quanto se sentem bem com a iniciativa, e eu acredito que ela serve como exemplo para outras empresas também. Nós trabalhamos com pessoas, e elas merecem esse cuidado”, afirma Pedrini.

Para o treinador, a evolução da equipe é perceptível e o orgulho serve de incentivo, não só para ele, como também para os familiares dos colaboradores:

“Um feedback especial é saber que o projeto está ajudando não só na vida dos colaboradores como na vida dos familiares. Por exemplo, colaboradores levam os pais, outros levam as filhas, e alguns levam os cônjuges. Isso é muito legal, estão disseminando a atividade física e o esporte. E é o caso do próprio CEO Clemilson, que tomou gosto pela prática e em muito em breve se tornará um maratonista”.

Nos próximos anos, a Buysoft pretende expandir as modalidades oferecidas aos colaboradores.

Sobre a Buysoft:

Com a missão de transformar o modo que as coisas são feitas, a Buysoft leva o digital para os negócios com toda a segurança necessária para o presente e o futuro das organizações. Totalmente voltada a entregar crescimento e eficiência, a Buysoft está há 11 anos no mercado colocando o cliente como ponto central para que ele possa focar no seu core business com a confiança de que as soluções tecnológicas estão em boas mãos.

Os serviços da Buysoft são concentrados em três pilares: Digital Workplace (transformar o ambiente de trabalho no ambiente digital), Security in Remote Work (segurança no trabalho home office) e Modern Business Operation (modernização de operações das empresas). Em conjunto, esses serviços promovem uma comunicação mais fluida entre os times, tomadas de decisão mais ágeis, e maior segurança de patrimônio, além do alinhamento às leis como a LGPD.

A empresa maringaense já atendeu mais de 20 mil empresas em todo país, oferecendo serviço especializado e atendimento que assegura excelência desde a pré-venda, capacitação, implantação e suporte técnico. Em sua busca contínua pela vanguarda, a empresa também recebeu os melhores reconhecimentos de grandes parceiros globais:

  • Listada por dois anos consecutivos no Ranking Financial Times das empresas de mais rápido crescimento nas Américas (2020 e 2021).
  • Foi a única empresa do Brasil a receber da Autodesk dois prêmios em 2019, em reconhecimento pela geração de novos negócios e pela competência do time técnico;
  • Tem nível de parceria Platinum da Adobe (que certificação mais elevadas que existe), além de ser Parceiro Gold Autodesk;
  • É o terceiro maior parceiro Adobe no Brasil e o quinto maior da América Latina;
  • Certificação Gold Microsoft, que é o maior nível de parceria estabelecido pela marca, além de Microsoft Direct Cloud Solution Provider.

Esses reconhecimentos atestam as bases da Buysoft: verdade, excelência e ambição. Tudo para que os ambientes de trabalho sejam mais modernos, digitais e seguros, a fim de valorizar as pessoas e melhorar o mundo.

Outras informações podem ser encontradas em https://buysoft.com.br/ ou no blog https://buysoft.com.br/blog/

Neris Comunicação
Alessandra Neris (11) 99104-4938 – alessandra@neris-comunicacao.com.br
Daniel Neris (13) 98881-9596 – daniel@neris-comunicacao.com.br