Advertisement

Procura pela unidade aumentou devido à chegada dos dias mais frios. Centro POP também tem maior número de atendimentos


Com a chegada dos dias mais frios, a procura por acolhimento no Abrigo Municipal de Barra Mansa cresceu 300% nos últimos dias. Localizada no bairro Siderlândia, a unidade recebia duas pessoas diariamente, passando para oito com o frio intenso. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o número de atendimentos no Centro POP também aumentou em torno de 50%.
De acordo com a diretora do abrigo, Rosângela Nogueira, uma equipe da unidade realiza buscas para oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua.
“Estamos com uma demanda bem satisfatória devido ao frio. Nosso Abrigo de Inverno, anexo ao principal, foi aberto já no outono por conta disso. Além de recebermos quem nos procura ou é encaminhado pelo Centro POP, vamos às ruas oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua. Temos capacidade para manter 40 internos e 24 pessoas para pernoitar”, explicou Rosângela.
O coordenador do Centro POP, Sérgio Sena, também destacou que equipes da unidade fazem busca ativa para falar sobre os serviços disponibilizados às pessoas em situação de rua.
“São passados diversos trabalhos de orientação para nossos funcionários, que vão às ruas e apresentam aos moradores em situação de rua os serviços que o Centro POP oferece. Atualmente, entre 40 e 50 pessoas são atendidas na instituição diariamente. Lá eles podem se alimentar; higienizar; serem encaminhados para a realização de documentos pendentes de forma gratuita; elaboração de currículo; embarque para o município de origem, entre outros serviços em prol das pessoas abrigadas” destacou o coordenador.
Abrigo Municipal
O trabalho no local é feito de forma integrada com o Centro POP, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), dependendo da do caso de cada morador.
O Abrigo Municipal fica na Rua São Vicente de Paula, n°508, no bairro Siderlândia. O local funciona 24h, diariamente.
Os funcionários passam em diversos pontos da cidade à procura de pessoas em situação de rua, a fim de fornecer um local para dormir dentro do abrigo. De manhã, estas pessoas são encaminhadas para o Centro Pop para alimentação. Outras informações podem obtidas pelo telefone (24) 99844-0095.
Centro POP
A unidade funciona no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada na Rua Oscar da Silva Marins, n° 252, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.