Advertisement

Game coloca cotidiano dos condomínios de forma divertida no mundo virtual

 

 

Situações do jogo foram inspiradas em acontecimentos reais vividos por síndicos
 

As complexidades de administrar um condomínio, incluindo a mediação de conflitos interpessoais, fiscalização de obras, observação das regras para o uso dos espaços comuns e tudo o que envolve o dia a dia de um síndico. Esse é o roteiro do WhastCipa, game lançado pela Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, produzido pela Double Dash Studios, responsável por jogos de sucesso como Sky Racket, Kroox e Acampamento de Natal. Grande parte das situações que ocorrem no jogo são baseados em fatos reais, que fazem parte do cotidiano de muitos prédios. O ambiente tem como ponto de ação o grupo de WhatsApp, onde os personagens interagem.
 

O jogo é uma história interativa em texto feito para todos os públicos envolvidos em uma gestão condominial, com ilustrações e estilo único. O WhastCipa avança com uma série de conversas e o jogador fica responsável por acompanhar as ações enquanto faz a tomada de decisões importantes sobre o dia a dia de um síndico. As escolhas feitas determinam o caminho que a história levará. O jogo não precisa ser baixado e está disponível no site da Cipa no link:
 

- A Cipa sempre investiu fortemente em tecnologia, como forma de facilitar a vida dos nossos clientes, tornando o processo menos burocrático e custoso. A ideia do game veio dessa mesma lógica, só que agregando a questão lúdica como forma de aumentar a interação da empresa com as pessoas que atendemos. Mostramos, como muita empatia, o dia a dia do administrador do condomínio, sempre com humor e leveza. Algumas situações colocadas no game foram inspiradas em casos verídicos, o que torna o jogo bem familiar para qualquer pessoa -- explica o gerente de Marketing da Cipa, Daniel Quagliani.
 

Criada em 2017, a produtora carioca Double Dash desenvolve jogos que possibilitam aos consumidores criar laços através dos mais diferentes aspectos do mundo dos games com conexões visuais, sonoras, mecânicas ou emotivas. A empresa realiza produções com IPs originais, como o "Sky Racket", bem como IPs licenciados e serviços relacionados a esses produtos.
 

- Acho que os principais pilares do jogo foram acessibilidade, familiaridade e comédia. Seguindo essas direções, acreditamos que atingimos a meta de criar uma experiência de entretenimento para qualquer pessoa, seja ela acostumada a jogar videogames ou não, onde ela vai reconhecer, durante o jogo, personagens e situações familiares na vida condominial - resume Jandê Saavedra, diretor Criativo da Double Dash Studios.

 

Para Quagliani, um dos principais desafios no desenvolvimento do jogo foi encontrar a exata medida entre o que acontece de fato em um condomínio e o prazer e divertimento que necessitam estar contidos num jogo.
 

- A gente pensou, antes de tudo, em criar um jogo bacana, bem estruturado. A Double Dash Studios desenvolveu o game com o melhor que ela tem. Existem dois quesitos bem atendidos nesse produto: ele enquanto ferramenta de marketing e comunicação da Cipa; e ele como um game que pode ser jogado independente de qualquer coisa. Encontramos esse denominador comum, dentro de uma estratégia bem traçada para ter esse equilíbrio.