Advertisement

Encontro discute implantação de conexão 5G no Rio de Janeiro

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Ribeiro Xavier, participou nesta segunda-feira (09/05), do evento “Inclusão Digital pelo 5G”, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio, órgão da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Segundo ele, durante o debate, no Plenário da Casa, os organizadores mostraram que 24 dos 92 municípios fluminenses já possuem legislação aprovada e que o Rio de Janeiro foi a unidade da federação que mais atualizou leis municipais para a implementação da tecnologia 5G, tanto em números absolutos quanto percentuais.  

Xavier destaca que o encontro foi oportuno, pois se pôde conhecer com mais detalhes projeções sobre o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. “Sabemos que hoje a questão da conectividade tem um peso grande quando uma empresa decide em qual lugar investir. A Alerj demonstra que quer pensar o Rio de Janeiro do futuro, para além do petróleo e do gás”, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico.  

A tecnologia 5G está prevista para chegar ao Brasil dentro de três meses. “A quinta geração de redes móveis deve melhorar a velocidade da conexão em até 100 vezes e revolucionar a indústria, ampliando o acesso aos serviços inteligentes e impactando o desenvolvimento socioeconômico do país. No evento os participantes destacaram a necessidade do poder público realizar investimentos estruturantes que viabilizem a inclusão digital”, frisa Xavier.