Advertisement

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL É LEMBRADO COM SEIS DIAS DE ATIVIDADES EM RESENDE

Encontros iniciam no dia 15 com divulgação na Feira Livre do Parque das Águas; encerramento acontece no dia 20 com palestra na Universidade Estácio de Sá

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que preparou uma semana em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado no dia 18 de maio. Serão seis dias de atividades que envolvem os profissionais e os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além da participação da sociedade. 

A ação começa no próximo domingo, dia 15, na Feira Livre do Parque das Águas, com trabalho de divulgação sobre as atividades e exposição de fotos. Além disso, também terá exibição e venda dos artesanatos confeccionados pelos membros do projeto Geração de Renda, que também são usuários do Caps. A renda obtida por meio das vendas das produções é revertida em ações para o próprio projeto. 

Entre as atividades oferecidas durante toda a semana estão palestras, oficinas e seminário (confira abaixo a programação completa). As oficinas e rodas de conversa são abertas ao público. 

Nos eventos de abertura e encerramento, dias 16 e 20, respectivamente, haverá palestras, apresentação de fotos e vídeos, roda de conversa e apresentação cultural. Em ambos os dias, que necessitam de inscrição, as atividades acontecerão no auditório da Universidade Estácio de Sá. As vagas são limitadas — inscrições para abertura até as 12h e encerramento devem ser feitas pela internet. 

- A Luta Antimanicomial é constante e promove a reflexão e respeito pelos direitos das pessoas que têm algum tipo de sofrimento mental. O melhor lugar para estas pessoas, na maioria dos casos, é ao lado da família. Por isso, pensamos em atividades que possam ser feitas ao lado de familiares e profissionais que os acompanham e auxiliam diariamente a enfrentar a condição, qualquer que seja ela. Os serviços prestados pelos Caps são de muita importância e prestam assistência para que a saúde do município seja integralmente positiva - finalizou o secretário de Saúde, Jayme Netto. 


Confira a programação completa: 

15/05 - 9h - Feira Livre do Parque das Águas

Ação de divulgação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial com exposição de fotos e exposição de artesanatos do projeto Geração de Renda


16/05 - 14h - Estácio de Sá 

14h30 - Credenciamento

15 - Abertura oficial

15h20 - Apresentação de vídeos e exposição de fotos em referência à Luta Antimanicomial

16h - Palestras com Angela Schächter Guidoreni (médica, professora universitária e especialista em diferentes áreas da saúde) e Sônia Garcia (mestre de Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde, além de ter Extensão em Psico-Oncologia)


* Link de inscrição para o evento de abertura: https://abre.ai/lutaantimanicomial1


17/05 - 10h - Parque das Águas

Oficina de Jogos Interativos 


18/05 - 9h - Ambulatório Especializado da Saúde Mental 

Roda de terapia comunitária - Rua Riachuelo, nº 115 - Liberdade


18/05 - 10h - Parque das Águas

Roda de Conversa


19/05 - 10h - Parque das Águas

Oficina de Dobradura


20/05 - Parque das Águas 

10h - Roda de Conversa 

14h - Evento de encerramento com Coffee Break

14h30 - Apresentação Cultural

15h - Palestra de encerramento com Ricardo Sparapan Pena (psicólogo, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e doutor em Saúde Coletiva)


* Link de inscrição para o evento de encerramento: https://abre.ai/lutaantimanicomial2