Advertisement

RESENDE INICIA IMPLEMENTAÇÃO DE PLATAFORMA PARA AUXILIAR ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA REDE MUNICIPAL

Método de ensino é utilizado em 179 países e consiste em jogos envolvendo raciocínio, reconhecimento de formas, análises de sons, entre outras atividades

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a implementação da plataforma Jade para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual da rede municipal de ensino. O atendimento será ofertado em 11 escolas nos centros de atendimentos (CEDEVIR, CEDEAR, CEMEAR), além da Associação Pestalozzi de Resende e Programa Gente Eficiente.

O método de ensino consiste em jogos cognitivos para o desenvolvimento da aprendizagem, fornecendo dados aos professores através de gráficos e relatórios que auxiliam na tomada de decisões para o planejamento educacional individualizado, tornando o ensino mais ágil e assertivo no tratamento. 

A plataforma conta com uma equipe de neuropsicólogos e psicopedagogos, para suporte ao uso adequado dos jogos e interpretação dos gráficos e relatórios. Além disso, os pais também poderão usar o sistema em casa com os filhos. 

- Para que o ensino seja efetivo e assertivo, todos os profissionais que terão acesso a plataforma Jade passarão por treinamento. A plataforma já está sendo usada e será implementada de forma gradativa nestas unidades de ensino. Queremos implementar integralmente este novo sistema, para que o formato acrescente ainda mais nos estudos dos alunos da rede municipal - explicou a secretária de Educação, Rosa Frech. 

Plataforma Jade

O método de ensino através da plataforma Jade já é usado em 179 países. No Brasil, 65 centros de referência para o tratamento de TEA já utilizam o aplicativo. 

As atividades são divididas em categorias e níveis de dificuldade. Cada fase é desbloqueada conforme o desempenho da criança, seguindo o fluxo natural e individual de aprendizagem. Dentre os exercícios estão associação de pares, reconhecimento de formas, completar as figuras, raciocínio, análise de sons, entre outros.