Advertisement

TRE-RJ promove mobilização jovem em cidade com baixa adesão ao voto facultativo

Idealizado pela EJE-RJ, evento em Paracambi terá palestras e oficinas para sensibilizar estudantes de 16 e 17 anos a tirar o título e participar das eleições deste ano

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ)  irá promover palestras e oficinas sobre a importância do voto em quatro escolas do município de Paracambi, na Região Metropolitana. As ações acontecem na próxima semana, de quarta (30) a sexta-feira (1º), e têm como objetivo estimular os jovens de 16 e 17 anos a tirar o título eleitoral e votar nas eleições deste ano. O projeto segue o formato do Programa Eleitor do Futuro e irá contemplar cerca de 1.250 estudantes do ensino médio. Serão 14 encontros no total, divididos em turmas, com duração de 1h30 cada.

“Além das palestras, em que apresentaremos conceitos sobre democracia e cidadania, iremos promover uma eleição simulada, em que os estudantes terão a oportunidade de votar em uma urna eletrônica”, explica o assistente da EJE-RJ Alexandre Meira. “A Semana do Jovem Eleitor visa a conscientizar esse eleitorado com voto facultativo, de 16 e 17 anos, que sua participação no pleito pode fazer a diferença”, completa. Segurança do voto e mecanismos de segurança das urnas eletrônicas também fazem parte dos temas abordados.

No município de Paracambi, há 139 jovens inscritos como eleitores nessa faixa etária, o que corresponde a 0,4% do eleitorado local, de 33.672. “É um índice baixo, que pode ser melhorado”, avalia Alexandre Meira.  O projeto da EJE-RJ irá visitar os alunos do CIEP Antônio Botelho, no dia 30, e do CIEP Garrincha Alegria do Povo e do Colégio Cnec, no dia 31. Já em 1º de abril será a vez do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves. Os eventos acontecem nos horários entre 9h e 18h.

Jovem eleitor de 15 anos

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. “A ação da EJE-RJ também busca informar e sensibilizar esse público, bem como os jovens que já completaram 19 anos e ainda não fizeram o alistamento eleitoral”, diz Alexandre.

Em todo o estado, Paracambi possui o mais baixo percentual de alistados entre 15 e 19 anos, em comparação à população nessa faixa etária. No município, são 582 eleitores cadastrados, o que corresponde a 13,40% da população local com essas idades (4.342). No estado, são 256.396 jovens com títulos, 20% do total (1.270.276).