Advertisement

Startup cria projeto de instalação de energia solar em condomínos

 


Como forma de reduzir custos e investir num modelo que alie eficiência energética e preocupação ambiental, a Cipa vem trabalhando em projetos de instalação de energia solar em condomínios. A empresa fechou parceria com a startup gaúcha Edsun, que lançou uma plataforma de investimento neste segmento voltada a áreas comuns. O percentual de economia média anual pode começar em até 30% da conta de luz.

- Estamos, atualmente, com quatro projetos em andamento. Não há custo algum para a instalação desses equipamentos. A ideia é apresentar uma solução de energia limpa, que ajude a reduzir os custos dos condomínios - explica o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz.

A startup analisa os condomínios, identifica o quanto de energia solar eles precisam para zerar a conta e faz o investimento - que fica em torno de R﹩ 250 mil a R﹩ 300 mil para montar toda infraestrutura. Se o equipamento gerar uma economia de energia para o condomínio de R﹩ 10 mil, por exemplo, a startup cobrará R﹩ 7 mil até pagar o investimento. Depois deste período, serão R﹩ 700,00 por mês para manter o sistema funcionando e segurado.

- Entregamos 30% de redução na conta de luz dos condomínios de imediato, sem que eles precisem investir nada. E ainda fomentamos energia limpa - ressalta o CEO da Edsun, Cristiano Meditsch.