Advertisement

PROJETO SINE ITINERANTE DA PREFEITURA DE RESENDE INTERMEDIA VAGA DE PCD PARA RESENDENSE DE 26 ANOS


Homem é morador da comunidade Terra Livre, um dos pontos contemplados pelo projeto nos últimos meses 


É comum que a população de Resende vá ao encontro do Sine (Sistema Nacional de Emprego), localizado na Rua Gulhot Rodrigues, n°275, no bairro Comercial, em busca de uma oportunidade de emprego, uma vez que o órgão é responsável por intermediar demandas entre empresas e profissionais. A proposta do Sine Itinerante, no entanto, é fazer o caminho inverso: o Sine vai até localidades diversas do município com o objetivo de aproximar as oportunidades da população, 

Quem entrou, mais recentemente, para a estatística dos empregados com carteira assinada foi um homem de 26 anos com deficiência, morador da comunidade Terra Livre. No dia 11 de fevereiro, o projeto chegou à comunidade para oferecer serviços como o cadastramento de currículos, o agendamento do Seguro-Desemprego, orientações sobre a nova Carteira de Trabalho digital e esclarecimento de outras dúvidas. 

O rapaz recém-empregado, que é deficiente auditivo, já é o segundo a conquistar uma vaga através do projeto só em 2022. Ele, agora, inicia a trajetória em uma empresa situada no centro da cidade, que por princípios do projeto e do Sine Resende, tem a identidade preservada, assim como a do profissional reinserido no mercado de trabalho. 

Neste ano, o projeto intensificou ainda mais a busca ativa com a missão de melhorar ainda mais o cenário de empregos em Resende. Além disso, o Sine Itinerante leva mais cidadania e o acesso aos direitos de trabalhadores de todas as áreas do município. Em fevereiro deste ano foram 13 edições em 13 locais diferentes. 

- O trabalho através do Sine Itinerante é silencioso e incansável. A missão é contribuir para que Resende continue no caminho certo, que é do emprego, das oportunidades e da prosperidade. Lidamos com todos os perfis da população, levamos informação e esclarecimento. Essa é uma característica muito presente na atual gestão, de ouvir a população e aproximar os serviços públicos. Queremos ver os números de empregos crescer cada dia mais e não faltará empenho para isso – comentou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz. 

O Sine Itinerante iniciou em 2018 em Resende e passava por diferentes unidades dos CRAS. Porém, as atividades foram interrompidas devido à Covid-19, mas estão sendo retomadas gradativamente em 2022. Mensalmente, os portais oficiais da Prefeitura de Resende divulgam o calendário de atividades do projeto.