Advertisement

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA ABRE INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março para pessoas que têm interesse em se tornar Família Acolhedora


O Programa Família Acolhedora, vinculado à Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, abriu as inscrições de uma capacitação para participar do programa. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março. A capacitação é voltada para as pessoas que têm interesse em se tornar uma Família Acolhedora.


Os interessados em participar da capacitação podem se inscrever diretamente na sede do programa Família Acolhedora, ou ainda através do Whatsapp: (24) 98857-7568 ou pelo site da Prefeitura de Resende através do link:https://resende.rj.gov.br/assistencia-social-e-direitos-humanos/familia-acolhedora


Após o envio dos dados, a equipe do programa entra em contato para agendar o dia da visita à sede. A capacitação tem duração de 10 horas e é realizada conforme a disponibilidade de horário da família interessada em participar. Durante o curso, as famílias inscritas aprenderão sobre legislação, as normas, como é realizado o programa Família Acolhedora e todo o processo de acolhimento.


A coordenadora do programa Família Acolhedora, Patrícia Fernanda Neves, destaca que com a capacitação as famílias pretendentes estarão habilitadas diante da Justiça, tanto o Tribunal de Justiça como o Ministério Público.


-Durante o curso, as equipes do programa coordenarão os encontros e auxiliarão as famílias inscritas sobre a legislação, o processo do programa, como funciona o acolhimento e quais são os deveres e os direitos das famílias e das crianças acolhidas. Também ensinarão sobre o termo de guarda e a política de Assistência Social. Os candidatos receberão uma apostila com o objetivo de nortear toda a capacitação. Ao final do curso, a pessoa receberá um certificado de habilitação e também ganha um kit de boas vindas do Família Acolhedora, composto por uma pasta personalizada, apostila, camisa e bolsa - comentou Patrícia Fernanda Neves.


As atividades têm previsão para começar em 21 de março.


Saiba mais sobre o Família Acolhedora


O Programa Família Acolhedora tem como finalidade habilitar famílias para acolher em suas casas, de forma temporária, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção. Estas crianças e adolescentes acolhidos estão com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade social e necessitam ser afastadas da família de origem.


Para ser uma Família Acolhedora são necessários alguns requisitos: homens e mulheres, solteiros ou casados com no mínimo 21 anos; ser morador de Resende há no mínimo 5 anos; ser pelo menos 16 anos mais velho que o acolhido; não estar inscrito no cadastro de adoção da 2ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso; não ter pendências judiciais de competência criminal e ter a aceitação e acolhida de todos os membros da família.


Mais informações podem ser obtidas na sede do programa na Rua Eduardo Cotrim, n°36, no Centro Histórico. O telefone para contato é (24) 98857-7568.