Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE RETOMA PROJETO ‘PASSEIO HISTÓRICO’, PARALISADO DURANTE A PANDEMIA


Tour pelos pontos históricos acontecerá toda quarta-feira 


A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, retomará, na próxima semana, o projeto “Passeio Histórico”, que tem como objetivo oferecer a grupos de alunos das redes pública e privada uma caminhada pelo Centro Histórico do município, contando sua história a partir de seus prédios, construções e monumentos. A oportunidade de entretenimento e enriquecimento cultural acontecerá todas as quartas-feiras, exceto feriados, às 14h. 

Além dos pontos arquitetônicos da cidade, o público pode percorrer e entender um pouco mais sobre os equipamentos culturais que integram a Casa da Cultura, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Biblioteca Pública Municipal Jandyr César Sampaio, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Arquivo Histórico Municipal, suas histórias, acervos e serviços. 

A atividade criada nos primeiros anos da atual gestão já contou com a presença de diversas turmas escolares de Resende. A proposta, segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, é beneficiar, principalmente, a nova geração de resendenses, que vai conhecer com riqueza de detalhes a construção histórica da cidade onde mora. O espaço, no entanto, é aberto para todas as gerações. 

— É uma alegria imensa podermos retomar esse projeto, que foi criado pelo diretor do Arquivo Histórico, Ângelo Tramezzino, depois de tanto tempo paralisado em virtude da pandemia. É uma oportunidade de exaltarmos nosso patrimônio e mostrarmos para todos o quanto nosso município é impregnado de história e tradição. Voltaremos a conduzir com todo carinho e alegria, através de um percurso muito tranquilo e agradável – explica Zaidan. 

Ainda segundo ele, o percurso será limitado ao Centro Histórico, proporcionando um tour nada cansativo para que todos aproveitem da melhor forma. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3360-1120. Para informações presenciais e agendamento, basta comparecer ao Arquivo Histórico, na Rua Juca Mattos, no bairro Alto dos Passos.