Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DA DENGUE PARA CINCO BAIRROS EM MARÇO

 PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DA DENGUE PARA CINCO BAIRROS EM MARÇO

Equipes do CCZ também realizam ações semanais durante todo o ano com o posicionamento de armadilhas que capturam ovos de mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Resende divulga o calendário do mutirão da dengue para o mês de março em cinco bairros. A ação, que acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde com os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, terá início na próxima semana (confira o cronograma abaixo). 

As atividades acontecem durante todo o ano com visita domiciliar, ações de panfletagem e orientação sobre possíveis depósitos de resíduos, além da explicação sobre a importância dos 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito.

De acordo com o balanço divulgado pelo CCZ, foram realizadas mais de 7.300 vistorias às residências em janeiro e fevereiro, além da eliminação de, aproximadamente, 1.300 possíveis focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti.

- O trabalho do mutirão da dengue é feito em conjunto com a secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio da coleta de inservíveis, que são os materiais que não têm mais utilidade, para que possamos diminuir a quantidade de materiais descartados nas ruas e, assim, combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Contamos também com a colaboração da população nos 10 minutos semanais para evitar a proliferação do mosquito da dengue -  explicou o secretário de Saúde, Tande Vieira. 

De acordo com o CCZ, a escolha dos bairros acontece de acordo com a maior quantidade de amostras positivas do Aedes Aegypti nas residências, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).

Cronograma do mutirão da dengue de março

07/03 - Jardim Esperança

08/03 - Jardim do Sol

09/03 - Parque Embaixador 

10/03 - Campo Belo

11/03 - Barra II

Armadilhas ovitrampa 

Além do mutirão para combater o mosquito Aedes Aegypti, os profissionais do CCZ realizam semanalmente a distribuição de armadilhas ovitrampa, que são vasos (tipo de planta na cor preta) com uma paleta de madeira dentro. 

A ovitrampa é posicionada em um local que simula o ambiente perfeito para a procriação do inseto. Dentro do recipiente é colocado uma quantidade de água que pode ser adicionada uma substância atrativa à fêmea para que ela deposite os ovos no recipiente. 

- Este procedimento é feito desde 2019 no município e até 16 de fevereiro deste ano já haviam sido retirados 33.832 ovos de circulação. A ovitrampa nos traz índices de infestação e informações para direcionarmos as ações de forma correta e mais precisa. O CCZ realiza semanalmente a coleta do material, que é encaminhado ao laboratório onde é feita a leitura das paletas e a contagem dos ovos com uma lupa microscópica. Depois é realizado um procedimento específico para eliminar os ovos - finalizou o secretário Tande.