Advertisement

Museu Marítimo do Brasil ganha projeto de identidade visual

 

 

CONCURSO FOI REALIZADO PARA DEFINIR A PROPOSTA CAMPEÃ

 

O Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Marinha do Brasil anunciam que o escritório carioca Danowski Design conquistou o primeiro lugar no Concurso de Identidade Visual do Museu Marítimo do Brasil, previsto para inaugurar entre 2025 e 2026. As profissionais Sula Danowski e Nathalia Lepsch foram responsáveis pela criação da marca e manual, enquanto Ilana Paterman produziu o storytelling.

 

Os concorrentes tiveram a oportunidade de criar um projeto que dialogasse com a missão da instituição, cujo objetivo é engajar o público na valorização e na popularização da consciência marítima, que representa vozes e sujeitos sociais da história e da memória dos mares e rios no Brasil.

 

De acordo com o escritório Danowski Design, a logomarca tem como premissa central conectar Arte, Ciência e História, utilizando como fio condutor os mares e rios brasileiros. Por tal motivo, a letra “M” — presente nas iniciais de “Museu” e “Marítimo” — se destaca como ponto de partida para representar o movimento ondulatório e sinuoso das massas de água e do ecossistema. Clique neste link e conheça mais detalhes sobre o projeto.

 

A Comissão de Seleção — responsável pela avaliação das propostas — foi composta pelas designers e professoras Evelyn Grumach, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Isabella Perrota, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - Campus RJ (ESPM-Rio); o curador do futuro museu, Evandro Salles; a Capitão de Corveta do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) Marli de Medeiros, designer do Quadro Técnico da Marinha do Brasil; e o Gerente do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, Francisco Dantas. Os jurados fizeram a seleção tendo como critérios: originalidade, criatividade, aplicabilidade, versatilidade e adequação às diretrizes conceituais, sendo este último decisivo em caso de desempate.

 

Além de passar a fazer parte da história do Museu Marítimo do Brasil, o vencedor do concurso recebe um prêmio para contribuir no desenvolvimento e no detalhamento do projeto de identidade visual.