Advertisement

Março Lilás: prefeitura de Barra Mansa intensifica prevenção ao câncer do colo do útero

Secretaria de Saúde disponibiliza exames e vacina contra HPV nas unidades básicas do município e promoverá atividades de conscientização durante todo o mês

 

Março é um mês importante para a população feminina, pois além de celebrar nesta terça-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher, também é dedicado para conscientizar a respeito do câncer do colo do útero. A doença, além de ser responsável por mais de 300 mil óbitos por ano, é a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).  Em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde oferece métodos preventivos de combate à doença, entre eles a vacina contra o HPV e exames nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Durante o mês, todas as unidades irão promover atividades de prevenção e conscientização, entre elas, exames preventivos (citopatológico do colo do útero), sala de espera com temas relacionados à Campanha Março Lilás e à saúde da população feminina, em horários determinados por cada local.

A enfermeira e coordenadora do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), da Secretaria da Saúde, Williana Bruna Cardoso de Brito, falou sobre a importância das atividades e dos métodos preventivos de combate à doença, que têm sido oferecidos no município.

“Para nós é vital promover a prevenção e evitar que mais mulheres sofram com o câncer do colo do útero e suas intercorrências. Ano após ano vemos a quantidade de óbitos e buscamos cada vez mais reforçar a importância da vacina e dos cuidados”, disse Williana.

A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, explicou que a vacina contra o HPV apresenta êxito se aplicada precocemente e que não é utilizada como tratamento, mas sim como prevenção.

“A vacina é a oportunidade de uma pessoa jovem, tanto menina quanto menino, se prevenir contra alguns tipos de câncer que infelizmente podem levar à mortalidade. Quanto mais cedo se vacinar, melhor a proteção. O Ministério da Saúde determina que meninas de 9 a 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos sejam vacinados”, acrescentou a coordenadora.

 

A doença

De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

A doença possui desenvolvimento lento e que pode não apresentar sintomas durante sua fase inicial. Já em casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.