Advertisement

Mais oportunidades: Dia Internacional da Mulher é comemorado pelo Sebrae Rio com abertura de edital para empreendedoras

 

 

Comemorado dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é um marco na luta corporativa pelos direitos femininos. Ganhar espaço ainda é uma necessidade para as mulheres que empreendem. Em meio a tantas peculiaridades que norteiam o empreendedorismo feminino, o Sebrae Rio decidiu homenagear as empreendedoras abrindo vagas para o edital Sebrae Delas, que oferece capacitação com 85% de subsídio para o fomento do empreendedorismo feminino. Ao todo, 150 empreendedoras que sejam MEI, proprietárias de micro ou pequenas empresas poderão se beneficiar do projeto, que tem duração de sete meses e vai ser realizado 100% digital. Com o subsídio, a microempreendedora individual poderá pagar R$ 100 para participar do programa e para quem tem uma micro ou pequena empresa, o valor é R$ 300. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. Para realizar as inscrições e saber os critérios para participação no edital, acesse o link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/sebraedelas 

 

O edital oferece suporte à gestão empresarial e fortalecimento das habilidades comportamentais através de capacitações coletivas e individuais, contribuindo para o crescimento sustentável, impactando positivamente a economia e o ecossistema do empreendedorismo feminino no Estado do Rio. As participantes selecionadas terão 14 horas de capacitação coletiva, que abordarão os seguintes temas: Inspiração empreendedora; Fortalecimento das habilidades comportamentais; Planejamento; Finanças; e Marketing digital.  

 

Até novembro deste ano, as empreendedoras participantes poderão contar com 21 horas de consultorias individuais sobre Habilidades Comportamentais, Planejamento, Finanças e Marketing Digital. Haverá, ainda, encontros empresariais, que promovem networking e aprendizado, com a temática: Mulheres que inspiram. Os encontros abordarão Autoconhecimento e Comunicação; Organização e Planejamento de Metas; e Marketing Digital.  

 

“No Brasil temos barreiras muito grandes que impedem mulheres de terem alguns cargos e serem empresárias mais avançadas, principalmente na questão do comportamento empreendedor. Tem alguns comportamentos que para as mulheres acabam sendo mais difíceis que para os homens, por isso que oferecemos essa capacitação exclusiva para as mulheres. Trabalhamos com todos esses aspectos de capacitação comportamental para instrumentar as mulheres para fortalecerem os seus negócios”, comenta a analista do Sebrae Rio, Renata Roqui, responsável pelo projeto, reforçando que 38% dos empreendedores do Estado do Rio são mulheres e 92% das mulheres trabalham por conta própria, sendo 8% empregadoras.  


Sebrae Delas – O Sebrae Delas foi criado em 2019 com o objetivo de tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema: empreendedorismo feminino.    

 

Desde sua criação, foram atendidas 2,2 mil empreendedoras, que através das capacitações, melhoraram a gestão dos negócios, tiveram aumento do faturamento de suas empresas, diversificaram seus produtos e fortaleceram suas habilidades comportamentais. 

 

“Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo, que é o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação. Possibilitou, ainda, que elas se vissem como protagonistas da sua vida e dos seus negócios para irem além de qualquer limite imposto pela sociedade”, completou Renata.