Advertisement

Faculdade Santa Marcelina promove palestras especiais em Pedagogia Vocal

Presença confirmada de Marcelo Ferreira, cantor de ópera reconhecido internacionalmente

O curso de pós-graduação em Pedagogia Vocal da Faculdade Santa Marcelina, promoverá uma série de palestras, nos dias 1 e 29 de abril e 13 de maio. Os encontros serão pela plataforma Zoom, voltados para alunos das pós-graduações, graduações e demais interessados. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://conteudo.facsp.santamarcelina.edu.br/palestras-especiais-da-pos-em-pedagogia-vocal-2022.

Segundo a coordenadora do curso de Pós-graduação em Pedagogia Vocal da Faculdade Santa Marcelina, Joana Mariz de Sousa, as palestras fazem parte da disciplina: tópicos especiais em técnica e expressão vocal. “O intuito é apresentar à comunidade, profissionais da voz cantada e ter oportunidade de ver e ouvir, gratuitamente, palestrantes de renome acadêmico e artístico”, explica.

Durante os três dias serão apresentados temas sobre “Grupos vocais na canção brasileira”, ministrado por Mônica Thiele Waghabi, cantora e autora do livro póstumo “Vozes do Magro”, de Magro Waghabi. A discussão sobre “Corpo à voz: educação somática e canto em grupo”, será proferida por Simone Sousa, regente, cantora, pesquisadora e doutora em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). A palestra sobre “Registros vocais: da percepção à produção”, será ministrada por Gláucia Salomão, fonoaudióloga, especialista em voz, Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela USP e Doutora em Linguística/Acústica vocal pela PUC-SP. Além disso, atua como pesquisadora-doutora no Departamento de Linguística da Universidade de Estocolmo, na Suécia. E por último, palestra sobre “Origens e desenvolvimentos da técnica do canto lírico”, será discutida pelo barítono Marcelo Ferreira, doutor em Canto e Ópera pela Indiana University (EUA), maior centro acadêmico de ópera do mundo.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina    

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.