Advertisement

Barra-mansense disputa vaga para a Audax Parisien

Até o momento, Flávia é a única mulher a participar das etapas nacionais.

 

Mais uma etapa vencida com muita determinação. Assim foi o resultado da prova em que a randonneur Flávia Camargo, 41 anos, participou no dia 26 de março, no município de Petrópolis. Randonneur é uma palavra derivada do francês, que significa passeio a longa distância. No caso de Flávia, ela participa de provas de ciclismo a longa distância, na modalidade speed. Na última prova, entre os 11 inscritos, a barra-mansense foi a única mulher participante.


A prova contou com um percurso de 400 KM, com saída e chegada na cidade serrana, passando pela Rodovia Lúcio Meira e cidades como Rio das Flores e Barra do Piraí. “Mais uma conquista como randonneur! Uma prova difícil não por ela em si, apenas, mas pelos obstáculos pra eu completá-la. No total, foram 17 horas e cinquenta minutos de pedal”, comentou Flávia.


Todo este esforço tem um objetivo, a randonneur deseja participar da principal prova a longa distância do mundo, a tradicional Audax Parisien, na França, prevista para acontecer em 2023.


De acordo com Flávia, conseguir uma vaga na Audax Parisien não é uma tarefa fácil. É necessário muito preparo para provar que está apta. “O desafio é grande, pois é preciso participar de super séries que variam de 200 a 1000 km, e a vaga na competição só estará garantida se todas as etapas forem concluídas com sucesso”, explicou a barra-mansense, ressaltando que está no caminho para se tornar uma randonneur super série para, posteriormente, ser homologada e ter a preferência para participar da Audax Parisien.


Para participar das etapas nacionais, Flávia conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, com endocrinologista, fisioterapeuta, massagista, preparador físico e outros profissionais. “Tenho um acompanhamento rigoroso da minha equipe. O Dr. Lucas Barbosa, por exemplo, é meu endocrinologista desde 2019, antes da pandemia. Ele abraçou este projeto junto comigo e é responsável pelos cuidados com a minha suplementação”, enfatizou Flávia.


Mais que os cuidados com o físico, a barra-mansense destaca a importância do equilíbrio emocional. “As provas são muito difíceis, por isso é importante trabalhar a cabeça também. O corpo chega ao seu extremo e, neste momento, é fundamental o controle emocional para lidar com a fome e os limites do físico. Sempre converso comigo mesma, dizendo palavras de incentivo: vai, você é capaz”, ressaltou.


Além da equipe multidisciplinar, a randonneur conta com o apoio de empresas que viabilizam a sua participação nas provas, entre elas BarraLub, Transportes Generoso, Fast Broker Nestlé, MD Factory, CCAA Barra Mansa, Posto São Silvestre e Follow Comunicação. 

 

Como tudo começou

Desde a adolescência, Flávia sempre gostou de bicicleta. Mas foi em 2018 que passou a enxergar o ciclismo com mais seriedade. Ela entrou no grupo BM Biker e diz ter se apaixonado pelo esporte. “Foi tudo muito rápido e, já em 2019, participei da primeira prova nacional da Audax em Cabo Frio. Daí pra frente, não parei mais”, disse a barra-mansense, lembrando que sempre gostou de fazer passeios de bicicleta quando morava em Minas Gerais, estado onde teve a oportunidade de conhecer belos lugares históricos.