Advertisement

Barra Mansa oferece diversos serviços à população em situação de rua

Centro Pop será reinaugurado na próxima semana, na sede da Secretaria de Assistência Social, a fim de ampliar atendimentos

 

 

O aumento da desigualdade social, registrado em todo o país, ampliou o número de pessoas em situação de rua. Em Barra Mansa, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), oferece diversos serviços e atendimentos a este público, como por exemplo: atendimentos no Centro Pop, no abrigo Mário Antônio de Carvalho (Pinguilim), transporte aos migrantes e outros serviços de acolhimento. Além disso, a Secretaria de Saúde atua com o programa Consultório na Rua.

“Barra Mansa sempre desenvolveu trabalhos visando atender as pessoas em situação de rua, com a pandemia os atendimentos foram intensificados. No período mais crítico da Covid-19, cerca de 50 pessoas foram atendidas no abrigo emergencial instituído no bairro Santa Rosa, que posteriormente foi convertido em abrigo permanente no bairro Siderlândia. Agora, o Centro Pop será reinaugurado na próxima semana, na sede da Secretaria de Assistência Social, a fim de ampliar atendimentos”, destacou o secretário de Assistência Social, J. Chagas.

De acordo com o gerente de proteção especial, Alexandre Martins, Barra Mansa realiza diversas ações com o intuito de recuperar e oferecer reinclusão social. “No atendimento da pessoa em situação de rua, a gestão do prefeito Rodrigo Drable tem três grandes ações que são a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Composir), a criação do abrigo e a equipe específica de abordagem social, que realiza rondas diariamente em pontos estratégicos de Barra Mansa”, destacou.

Uma das pessoas assistidas pelos programas do governo municipal foi Pedro Azevedo Costa, o Pedrinho, de 54 anos. Ele estava em situação de rua após enfrentar dificuldades financeiras, conflitos e consumo excessivo de álcool.

“Fui para o abrigo municipal durante a pandemia. Certo dia o prefeito chegou lá e eu pedi uma oportunidade para trabalhar. Não basta a pessoa nos oferecer, a gente tem que querer e buscar por isso. Graças a minha força de vontade eu consegui segurar na mão de quem a estendeu para mim. Tudo que a gente precisa às vezes é de uma oportunidade. Quando a gente faz nossa parte, Deus coloca pessoas certas para nos ajudar”, disse Pedrinho, que após anos nas ruas tem sua casa, família, arrumou sua documentação, participou de processo seletivo na Prefeitura de Barra Mansa e se tornou servidor público – motorista do Centro de Referência de Assistência Social desde agosto de 2021.

Durante o isolamento pela pandemia, o governo municipal conseguiu recuperar vários moradores em situação de rua, com a reinclusão social, emprego e retorno às famílias.

“Isso nunca havia acontecido na cidade. Por outro lado, apesar de todo o esforço, há pessoas que optam por ficar na rua e não querem ir para o abrigo. No abrigo não se pode beber e nem usar drogas. Lá existem regras e a pessoa tem o direito e liberdade de não ir para o abrigo. Ninguém vai obrigado. Mas não vamos aceitar e nem fazer vista grossa a atitudes como: sexo em via pública, defecar na calçada na frente das pessoas, uso de crack ao meio dia em uma das praças mais movimentadas da cidade”, pontuou o prefeito Rodrigo Drable.

 

Novo Centro Pop

 

Na próxima semana será inaugurado oficialmente o novo Centro Pop, que foi transferido do bairro Bom Pastor para o Centro. A nova unidade realizou os primeiros atendimentos nesta quarta-feira, dia 03, e oferece acolhimento, serviços de assistente social e psicológico e é equipado com cozinha, refeitório, lavanderia, espaço de convivência e banheiros completos com acessibilidade.

“Estamos trazendo o Centro Pop para a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, para estarmos mais perto do público que utiliza o equipamento e poder oferecer um melhor atendimento. Além disso, estaremos gerando economia aos cofres públicos, já que a antiga unidade funcionava em um imóvel alugado”, explicou J. Chagas.

De acordo com a Secretaria, o Centro Pop tem importância primordial no atendimento, pois a partir dele os usuários têm acesso a diversos serviços públicos. “Aqui, além das ações já listadas, é o ponto de ligação com o abrigo municipal. No Centro Pop nós realizamos a triagem e todo o acompanhamento, identificado a necessidade de encaminhamento ao abrigo, a pessoa inicialmente passa por teste de Covid-19 e caso não tenha sido vacinada a imunização é realizada. Lá no abrigo, antes de conviver com os demais, o novo abrigado passa um período em quarentena, por medida de prevenção”, acrescentou o secretário.

Ainda segundo o secretário da pasta, todo o serviço oferecido pela SMASDH tem o intuito de reinserir a pessoa em situação de rua na sociedade e no mercado de trabalho.

“Nosso objetivo é dar apoio e ressocialização, para isso nós oferecemos cursos e oficinas, qualificando mão de obra, fomentando a empregabilidade. Várias pessoas que já passaram pelos nossos atendimentos atualmente estão no mercado de trabalho, já saíram das ruas e resgataram a sua dignidade. Um dos casos mais emblemáticos é o Pedrinho, que passou por processo seletivo, apresentou documentação e aptidão e hoje em dia é motorista da prefeitura. Além dele nós temos outros resgates, que estão atuando em empresas da nossa cidade”, concluiu J. Chagas