Advertisement

ACIAP-BM mobiliza empresários sobre fechamento de acessos da Nova Dutra

 

 

Empresas e propriedades rurais vêm sendo prejudicadas, tendo, inclusive, que encerrar suas atividades

 

O fechamento dos acessos da Via Dutra. Essa foi a pauta do encontro promovido pela ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), que reuniu empresários e proprietários de residências e terrenos localizados às margens da rodovia. A reunião, que aconteceu no último dia 10, na sede da entidade, contou ainda com a participação do ex-deputado e ex-prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos.

A intenção do encontro foi iniciar uma mobilização sobre o fechamento dos acessos, que tem prejudicado as empresas e propriedades rurais do município, trazendo grandes prejuízos e dificultando, principalmente, o escoamento de produção dessas empresas.

- A Nova Dutra, que sempre foi um dos pilares do desenvolvimento de nossa região, hoje vem sendo um freio para esse mesmo desenvolvimento. Por conta das dificuldades causadas pelo fechamento dos acessos às propriedades e empresas, os terrenos têm perdido o valor, há empresas com suas atividades paralisadas, muitas tentando garantir seu acesso com liminares. Essa é mais uma luta da ACIAP-BM, no sentido de buscar soluções para esse problema que afeta diretamente a economia do município – afirmou o presidente da entidade, Matheus Gattás.

Durante a reunião, os empresários puderam relatar as dificuldades pelas quais vêm passando. Empresas e propriedades, em média, com mais de cinquenta anos de existência, que sempre utilizaram as saídas para a Via Dutra, foram notificadas, no final do contrato da última concessão, sobre o fechamento dos acessos, segundo os empresários, com pouco tempo de prazo para que alguma ação pudesse ser realizada.

No encontro, Sandro Matos falou sobre sua experiência e atuação em relação a processos parecidos ocorridos no município de São João de Meriti enquanto foi prefeito da cidade. Ele se colocou à disposição para ajudar na busca de soluções para o problema.

- Quero conhecer de perto os casos de Barra Mansa, suas peculiaridades, para buscar um novo rumo nessa questão. Cada caso é um caso e estamos aqui para entender. Sentar à mesa e conversar é melhor do que ir para o embate, mas queremos soluções sejam apresentadas, sempre com transparência. Estamos aqui iniciando uma construção – disse Matos.

Ações como o levantamento de informações de cada caso e dos acessos fechados, entre outras, foram definidas nesse primeiro encontro. “Esse primeiro passo, com a união dos empresários e a ACIAP-BM, foi dado hoje. Vamos nos mobilizar e continuar buscando soluções. Quero agradecer ao nosso diretor Rodrigo Araújo por viabilizar a vinda do Sandro Matos, e a ele também pela presença. Primeiro vamos, sim, tentar o diálogo, mas não podemos aceitar mais que as empresas fiquem fechadas e sejam prejudicadas como estão sendo. A ACIAP-BM está de portas abertas para unificar mais essa luta em prol do desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu o presidente da entidade.