Advertisement

Recrutamento Data Driven: entenda os benefícios dessa metodologia no RH

Objetivo da aplicação da orientação por dados dentro do recrutamento é unificar e analisar informações para tomadas de decisão na contratação de novos colaboradores

A área de Recursos Humanos vem sendo cada dia mais exigida a conduzir processos seletivos mais assertivos que atendam os interesses da empresa na colocação do profissional certo na posição certa, e também das pessoas candidatas que vem levantando questões sobre a experiência nos processos seletivos.

O data driven é um processo organizacional que trouxe para o RH uma inovação e uma visão mais estratégica, fazendo com que os processos do departamento gerem resultados positivos.

Com o Recrutamento Data Driven, ou orientado por dados, o RH passa a armazenar e analisar os dados dos processos seletivos para usá-los a seu favor. Quando você tem acesso a informações importantes como as dos indicadores de recrutamento, fica muito mais fácil conseguir prever tendências e encontrar gargalos, assim como aplicar estratégias mais eficazes para melhorar o seu recrutamento.

Segundo Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos, os principais benefícios que o RH encontra ao adotar o Recrutamento Data Driven estão a redução dos custos do recrutamento, maior assertividade na escolha dos candidatos, redução no tempo de contratação e melhora na experiência do candidato.

“Um exemplo claro é quando o RH passa a entender onde focar seus esforços na verba para divulgação de vagas, por exemplo, minimizando processos seletivos muito longos e custos com pulverização de vagas, que acabam gerando um custo total do recrutamento e seleção maior”, aponta Alisson.

A redução do tempo de contratação acontece com o RH data driven porque, ao entender a performance do recrutamento e seus pontos de atenção nos processos seletivos, o RH passa a focar energia em etapas de processos seletivos que realmente funcionam, bem como em ferramentas que dão maior apoio à performance. “Com tudo isso, a área de Recursos Humanos passa a concentrar esforços no que realmente funciona e reduz o tempo necessário para recrutar”, atesta Alisson.

Um dos principais benefícios do Data Driven no recrutamento e seleção é a maior assertividade na escolha do candidato, de acordo com Alisson. Existem dados para serem analisados durante o processo seletivo que dão embasamento a seleção dos candidatos, como dados de aderência ao fit cultural e a hard skills, por exemplo.

Alisson ainda informa que o Recrutamento Data Driven permite entender como melhorar a experiência do candidato dentro dos processos seletivos. “É possível entender por meio dos dados o funil de recrutamento e desclassificações, em quais etapas os candidatos mais estão desistindo dos processos seletivos e quais os principais motivos de desistência, permitindo que o RH encontre pontos de atenção para possíveis mudanças”, aponta.

Para finalizar, o fundador da Abler salienta a importância de a empresa ter um ATS (Applicant Tracking System) ou Software para Gestão de Recrutamento e Seleção robusto, pois essa ferramenta torna-se um braço direito do RH que busca ter um recrutamento orientado por dados, já que ela faz a compilação de todos os dados do processo e ainda fornece painéis para análise. “Na abler, por exemplo, o RH tem acesso a mais de 4 dashboards com 25 relatórios atualizados em tempo real sobre todo o recrutamento e seleção, como funil de recrutamento, tempo de fechamento de vagas, candidaturas, motivos de desclassificação e até canais de divulgação”, exemplifica.

Sobre Alisson Souza

Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 40 mil vagas na média, em oito dias.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área.  Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.