Advertisement

Presidente da Fundação Cultura Barra reúne com o presidente do Museu da Imagem e do Som

Encontro aconteceu na sede do MIS, no Rio de Janeiro. Objetivo foi apresentar interesse em convênio de cooperação e compartilhamento de conteúdo e acervo

 
O presidente da Fundação Cultura Barra (FCBM), Marcelo Bravo, esteve na quinta-feira, 24, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Rio de Janeiro. Acompanhado pelo gerente de patrimônio cultural da FCBM, professor Nilson Salem, ele se reuniu com o presidente da instituição, César Miranda. O encontro teve o objetivo compartilhar informações, referências e tecnologias relacionadas à gestão do patrimônio cultural. A equipe de Barra Mansa formalizou o interesse em celebrar um convênio para a cooperação administrativa, técnica e, principalmente, compartilhamento de conteúdo e acervo.
O presidente da FCBM disse que em Barra Mansa, há um museu da imagem e do som criado há mais de três décadas, mas sem plano museológico. "Depois da criação da gerência de patrimônio cultural em Barra Mansa, nós ampliamos o interesse em institucionalizar e regulamentar todas as atividades museológicas, constituir acervo e dar um tratamento adequado para a memória da nossa cidade”, afirmou Bravo.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa tem a rádio web MIS, como forma de difundir seu acervo de 79 mil fonogramas. “Em Barra Mansa, foi criada a rádio Labfonia, com objetivo muito semelhante, que vai além de um estúdio para produção de acervo de história oral, mas também é uma oportunidade de jovens criarem conteúdos digitais para difusão em redes sociais e outros canais e novas mídias, como podcasts, programas de rádio, vídeos para o Youtube e as novas tecnologias”, explicou Bravo, destacando que a rádio Labfonia pode ser ouvida pelo www.labfonia.com.
O presidente do MIS Rio de Janeiro ficou entusiasmado em conhecer as ações de Barra Mansa. "Durante nossa conversa tive a ideia de abrir um espaço na rádio para ampliar a participação do interior. Vamos trabalhar juntos. É nossa missão acolher e dar condições para que ações como a de Barra Mansa tenham sucesso. O Estado agora atua com força nas regiões", disse Miranda.
O próximo passo é a visita em Barra Mansa de uma equipe com um museólogo do MIS Rio para um diagnóstico e primeiros passos da parceria.