Advertisement

Ordem Pública se reúne com diretores e orientadores educacionais

Com intuito de estabelecer vínculos, encontro tratou de assuntos ligados à segurança e transporte público em Barra Mansa

 
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta quarta-feira, dia 17, um encontro com orientadores educacionais e diretores. O objetivo foi conversar sobre segurança e transporte públicos, a fim de reafirmar o relacionamento entre a Pasta e os gestores escolares. O encontro aconteceu no Centro de Educação Integrada Vieira da Silva, no Centro.
“Essa reunião foi para estreitar vínculos. A segurança trabalha com informação e trabalhar junto com professores e diretores é muito importante no detalhamento do que acontece no colégio, no entorno da unidade, e até mesmo na vida dos alunos. Assim, podemos identificar casos de violência doméstica ou até mesmo relacionamentos com drogas. Além disso, é importante para dinamizar e trazer participação da segurança pública, no intuito de levar serviços e ter uma qualidade melhor no ensino”, destacou o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu.
Durante o encontro diversos assuntos foram pontuados, entre eles combate às drogas, ronda escolar, o PET (Programa de Educação no Trânsito), transporte escolar, horários de ônibus e violência doméstica.
“Nós temos três serviços atuando diretamente com as unidades escolares, que é a Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas); o PET, com a orientação quanto à educação no trânsito; a Ronda Escolar, para trazer uma segurança aos alunos, pais e profissionais da educação”, pontuou Abreu.
Ronda Escolar
A Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, realiza ronda no entorno das escolas. “Através de um planejamento com quadro de horários, a GM realiza o patrulhamento identificando algum possível indivíduo que possa causar problemas aos alunos. Nós também atuamos através de demanda de professores e diretores, por isso é importante estreitarmos nossos vínculos”, destacou o secretário, lembrando que no próximo mês a GMBM receberá um reforço de 20 novos agentes em seu efetivo.

Segurança

Abreu ressaltou também as questões relacionadas aos arrombamentos nas unidades escolares. “Sobre o combate às invasões e arrombamentos nas escolas é importante destacar que trabalhamos com denúncias. Infelizmente os bandidos aproveitam do momento de vulnerabilidade, que é durante a madrugada, por isso, precisamos trabalhar com informação dos moradores, denunciando possíveis locais que receptam os materiais furtados. Essas informações são válidas”, disse.

Transporte

Outro ponto levantado na reunião foi a questão do transporte escolar e dos horários dos coletivos. “A partir do dia 21, que é quando teremos o início do ano letivo na rede municipal, teremos um aumento de demanda. Já nos antecipamos e nos reunimos com as empresas que atendem o município e pontuei as necessidades para o atendimento, principalmente dos estudantes das redes municipal, estadual e até privada. Diante disso, na próxima segunda teremos uma nova grade de horários dos coletivos”, ressaltou Abreu.
O secretário destacou também sobre o transporte irregular, que também depende de denúncia e do trabalho da Ronda Escolar, para identificar os casos e intensificar as fiscalizações.
 
Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas

Com o início do ano letivo, o trabalho realizado pela Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas) é reforçado, principalmente pelo fato das aulas serem 100% presenciais este ano.
“A Coordenadoria voltará a dar ênfase no trabalho informativo e preventivo sobre o uso de drogas. Estamos reativando parcerias com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Tiro de Guerra, além de agregar novos parceiros como o trabalho do grupo “Filhos são eternos”, que são mães que perderam seus filhos em decorrência de situações ligadas às drogas. O Criad (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) também é nosso parceiro nas ações. Voltaremos também com o trabalho da Semana Municipal de Prevenção às Drogas, quando realizamos o trabalho informativo junto ao Sest/Senat e a Guarda Municipal”, pontuou o coordenador da Compod, César Thomé.
Além das palestras e trabalhos informativos, a Secretaria de Ordem Pública, através da Compod, também oferece o serviço ‘Disque-ajuda’, um número de telefone que oferece atendimento aos casos ligados ao uso de drogas. “Pelo número (24)99907-6512 nós recebemos mensagens com pedidos de ajuda e nossa equipe atua prestando todo o atendimento e orientação necessária”, destacou César Thomé.