Advertisement

Liso, ondulado, cacheado ou crespo? Entenda a diferença e os melhores produtos para cada tipo de cabelo

Liso, ondulado, cacheado ou crespo? Entenda a diferença e os melhores produtos para cada tipo de cabelo
 

Encontrar a classificação específica do seu fio é um passo indispensável para seguir com os cuidados ideais. E sabemos que essa nem sempre é uma tarefa simples, né? Por terem necessidades diferentes, cada curvatura deve ser respeitada tanto na escolha dos produtos quanto nos tratamentos e procedimentos. Curiosa para saber qual é o seu tipo? Veja dicas abaixo e descubra quais os cuidados mais adequados para os seus cabelos.

 

As curvaturas podem ser divididas em quatro grupos, com três subcategorias: 1A, 1B e 1C (lisos), 2A, 2B e 2C (ondulados), 3A, 3B e 3C (cacheados) e 4A, 4B e 4C (crespos).

 

Cabelo tipo 1: Liso

  • 1A: São fios bem lisos e finos, com menos volume, chega a ser difícil manter algum acessório ou penteado nele por muito tempo. Por outro lado, é um tipo de cabelo que costuma ser mais oleoso e brilhoso.
  • 1B: Esse tipo de cabelo possui fios com espessura média e encorpados, apesar de ainda ser liso.
  • 1C: São fios bem mais grossos que no tipo 1B, mais pesados, extremamente retos e brilhosos.

Cabelo tipo 2: Ondulado

  • 2A: Com ondas mais discretas, os fios podem ter uma aparência indefinida. É mais fácil de alisar ou cachear e tem maior tendência a ressecamento nas pontas e oleosidade na raiz.
  • 2B: Geralmente possui curvas mais acentuadas que o 2A, que se formam perto da raiz. Não chegam a formar cachos, mas tem mais volume e tendência ao frizz.
  • 2C: As ondas ainda mais expressivas e volumosas fazem com que este tipo de fio quase forme cachos. É indicado investir em cortes repicados que podem deixar a aparência mais leve e definida.

Cabelo tipo 3: Cacheado

  • 3A: Tem formato de espiral, com cachos abertos e espaçados. O ideal é apostar em cortes arredondados que dão mais caimento e balanço. Além disso, é importante não pentear os fios secos pois pode deixar os cachos indefinidos. Hidrate as pontas com frequência.
  • 3B: Tem cachos bem definidos, menores e que começam perto da raiz. Fios 3B pedem cremes para pentear e leave-in para proteger e nutrir o comprimento dos cabelos, que devem ser penteados ainda molhados. Na hora de secar, invista em um difusor que distribui o ar e acentua os cachos.
  • 3C: Cachos pequenos que se estendem da raiz às pontas dos cabelos que resultam em cabelos mais volumosos.

Cabelo tipo 4: Crespo

  • 4A: Apresenta cachos definidos, mas bem pequenos e com muito volume. Tem cutículas mais finas, o que deixa os fios mais expostos aos danos de agentes externos, como calor e umidade. Para os cabelos 4C, o foco do cuidado deve estar na nutrição e hidratação, principalmente nas pontas.
  • 4B: Caracterizado por uma grande quantidade de cachos, pequenos e que quase não têm definição. Em vez de círculos, os fios podem ter seus ângulos em formato de letra Z, que se entrelaçam com facilidade e encolhem bastante quando estão secos, além de terem bastante volume.
  • 4C: Aqui, o cabelo crespo cresce todo para cima, ganhando bastante volume. Esse tipo de cabelo é comum em penteados estilo black power. Para manter o penteado e assumir o volume com muito estilo, use pente em forma de garfo com dentes largos.

Confira como cuidar ainda melhor de cada tipo:

 

LISOS

A linha TRESemmé Liso Keratina, possui fórmula enriquecida com Queratina e Pérola Hidrolizada. Promove o alinhamento dos fios e intensifica o brilho, controlando o frizz, deixando os cabelos mais alinhados e consequentemente mais brilhantes, por até 48 horas. 

 

 

ONDULADOS

Muitas acabam fugindo da curvatura por medo do frizz e do volume, mas os produtos certos podem ajudar a garantir um efeito elegante e moderno.

 

 

Desenvolvida com Ácido Hialurônico, Queratina Hidrolisada e Tecnologia Pró-Iônica, a linha TRESemmé Blindagem Antifrizz traz cabelos hidratados, macios e sem frizz desde o primeiro uso. Além de evitar o volume excessivo e as pontas duplas sem pesar os fios. Um ótimo aliado das ondulados também é o Óleo Finalizador 5 em 1, enriquecido com blend de óleos de Argan, Macadâmia e de Coco, nutre as pontas sem pesar, recupera a maciez e o brilho, e alinha as pontas para finalização profissional e sem frizz.

 

 

A linha TRESemmé Detox Capilar é ótima para fazer um detox nos cabelos em casa, pois elimina os resíduos que se acumulam durante o dia, como fumaça, poluição e suor, deixando os fios purificados e nutridos. Possui fórmula enriquecida com Chá Verde, Gengibre e Proteína do Trigo, limpando profundamente os fios.

 

CACHEADOS

Cabelos cacheados pedem técnicas como fitagem e um bom corte para garantir a definição e fios mais saudáveis. A linha TRESemmé Cachos Definidos hidrata, define e dá movimento aos cabelos cacheados que precisam de hidratação, além de possuir fórmula enriquecida com Elastina e Óleo de Macadâmia, garantindo cachos definidos, soltinhos e hidratados, sem pesar. A linha possui Shampoo, Condicionador e Leave-in e é indicada para cabelos cacheados do tipo 2BC e 3ABC.

 

 

CRESPOS

Este tipo de fio é mais frágil por causa da sua textura fina e da espessura irregular da sua cutícula. Por isso, ficam mais desprotegidos e suscetíveis a agressões. Podem, também, quebrar com mais facilidade. São naturalmente mais secos e perdem o brilho com facilidade, portanto, é ideal hidratar os fios sem deixá-los pesados para não tirar o volume.

 

Para essas curvaturas, os shampoos TRESemmé possuem fórmula micelar que limpa de forma suave, protegendo o cabelo. Além disso, a linha TRESemmé Baixo Poo + Nutrição ajuda a revitalizar a beleza natural dos fios, garantindo a nutrição necessária.

 

 

 

 

PARA TODOS

 

HIDRATAÇÃO PROFUNDA

 

 

A linha TRESemmé Hidratação Profunda hidrata e restaura a maciez dos fios, sem deixar o cabelo com aquele aspecto pesado, contando ainda com a Máscara de Tratamento Pro-Hidratação Ativa. Sua fórmula é enriquecida com Pantenol e dá um boost de hidratação e maciez aos cabelos -- cuidado necessário para todos os tipos de fios.

Os produtos TRESemmé podem ser encontrados nos principais supermercados, farmácias e perfumarias do país.

 

Sobre TRESemmé

TRESemmé® desembarcou no país em 2011 para atender às principais necessidades das brasileiras em relação aos cuidados com os cabelos. A proposta da marca é levar soluções completas e as mais recentes tendências tecnológicas para que as consumidoras tenham qualidade profissional todos os dias, em suas mãos. Para mais informações, acesse o site. SAC: telefone 0800-707-4471, e-mail: tresemme@atendimentounilever.com.br.

 

Sobre Unilever

A Unilever é uma das principais fornecedoras mundiais de produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados Domésticos e Alimentos & Atualização, com vendas em mais de 190 países e produtos usados por 2,5 bilhões de pessoas todos os dias. Temos 149.000 funcionários e geramos vendas de € 50,7 bilhões em 2020. Mais da metade da nossa pegada está em mercados em desenvolvimento e emergentes. Temos cerca de 400 marcas encontradas em casas em todo o mundo -- incluindo marcas globais icônicas como Dove, Lifebuoy, Knorr, Magnum, OMO e Surf; e outras marcas como Love Beauty & Planet, Hourglass, Seventh Generation e The Vegetarian Butcher.

Nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como nosso modelo de negócios futuro e orientado para o futuro impulsiona um desempenho superior. Temos uma longa tradição de ser um negócio progressista e responsável. Remonta aos dias do nosso fundador William Lever, que lançou a primeira marca proposital do mundo, Sunlight Soap, há mais de 100 anos, e está no centro de como administramos nossa empresa hoje.

O Unilever Compass, nossa estratégia de negócios sustentáveis, está disposto a nos ajudar a oferecer um desempenho superior e impulsionar o crescimento sustentável e responsável, enquanto:

- melhorar a saúde do planeta;

- melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; e

- contribuindo para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

Embora ainda haja mais a fazer, estamos orgulhosos de ter sido reconhecidos em 2020 como líderes setoriais no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e - pelo décimo ano consecutivo - como a empresa mais bem classificada na pesquisa GlobeScan/Sustainability Sustainability Leaders 2020.

Para obter mais informações sobre a Unilever e nossas marcas, visite o site.