Advertisement

Impostômetro atinge a marca de meio trilhão no domingo (27)

 

Montante é alcançado oito dias antes que no ano passado; economista da ACSP explica os motivos
 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2022 -- O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista, vai registrar no domingo (27), às 6h51, meio trilhão de reais oito dias mais cedo que em 2021. Este é o montante pago pelo contribuinte brasileiro aos governos federal, estaduais e municipais desde o primeiro dia do ano.

Marcel Solimeo, economista da ACSP, avalia que o crescimento da arrecadação tem sido influenciado principalmente pela alta da inflação, que impacta diretamente nos preços dos produtos. A retomada da atividade em alguns setores atingidos pela pandemia também pode ser somada com a alta na arrecadação.

“É um aumento que não reflete a economia como um todo pelo fato de a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano ser modesta. É importante que a alta na arrecadação não se transforme em mais despesas”, alerta Solimeo.

O painel físico do Impostômetro está localizado na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico de São Paulo - anexo ao edifício sede da Associação Comercial de São Paulo. No site também é possível acompanhar em tempo real a arrecadação de impostos no país.