Advertisement

Governo do estado intensifica ações de limpeza na Rua Teresa

Mais de 500 caminhões de lixo e entulho foram retirados da via que abriga o maior polo de moda da Região Serrana


Depois de desobstruir a Rua Teresa, o Governo do Estado intensificou ao longo desta quinta-feira (24) o trabalho de limpeza da via. A ação coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras contou com nove caminhões, sendo três pipas, além de duas retroescavadeiras, três escavadeiras hidráulicas e cerca de 60 homens, que realizaram o serviço de desobstrução de redes de águas pluviais, lavagem, retirada  de resíduos como: lama, pedra, entulho e galhos de árvores. 


A força-tarefa montada pelo estado desde a semana passada já retirou mais de 500 caminhões de resíduos da Rua Teresa, totalizando mais de 7 mil toneladas. Apesar da desobstrução, ainda restam entulhos a serem retirados dos desabamentos e deslizamentos que ocorreram na tragédia. A previsão é de que o serviço seja concluído até o início da próxima semana. 


Com quatro pontos críticos de deslizamento, a Rua Teresa é um dos pontos que irão receber obras emergenciais do Governo do Estado. A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Obras identificou que há risco de novos deslizamentos com blocos de rochas que estão soltos no local. Entre os serviços que serão feitos, estão: contenção de encostas,recuperação da vegetação, recuperação da drenagem de águas pluviais e desmonte das rochas soltas. 


- Há um grande esforço concentrado do Governo do Estado, com a participação de várias secretarias para devolver aos petropolitanos a normalidade. A determinação do Governador Claudio Castro foi ajudar em tudo que fosse preciso o município.  A limpeza e desobstrução de vias avançaram muito, por isso, intensificamos nossas equipes também de madrugada, destacou o secretário Max Lemos.


Com a limpeza executada, cerca de 30% das lojas já reabriram as portas. Outras estão funcionando com atendimento online. A vendedora Elaine Bastos, de 38 anos, que trabalha há 20 anos na Rua Teresa, comemora o retorno às atividades. “Ver isso aqui tudo limpo nos dá a esperança de voltar à normalidade e, por isso, nossa gratidão ao governo do estado. Nessa época, a tendência era estar bem movimentado, cheio de turistas do Brasil inteiro circulando por conta do Carnaval. O cenário é diferente, mas vamos nos reerguer”, disse. 


Limpeza noturna 


Ao longo da noite,  o trabalho de limpeza e retirada de resíduos vai continuar na Rua Teresa. Duas equipes irão atuar na via com 15 caminhões e três retros. Na madrugada passada, as máquinas atuaram também nas Ruas Souza Franco, Albino Siqueira e Padre Feijó. Ao todo, a força-tarefa do Governo do Estado já retirou mais de 35 mil toneladas das ruas de Petrópolis. 


Mais de 90% das vias já foram desobstruídas, entre elas: Estrada Mineira, Imperador, Dr. Sá, Albino Siqueira, Teresa, Conde D’eu, Alfredo Batista, Duarte Silveira, Paulo Herve, Ceará, Bahia, São Paulo, Pernambuco, João Xavier, Curva do S, Rua Paulino Afonso, Monsenhor Barcellar, Humberto Pereira, Manoel Correia, Castelânea, Morin de Baixo, Morin de Cima, Vila Felipe, Quitandinha, Comunidade Vitória, Praça Pasteur, Chácara Flora  e Centro Histórico.