Advertisement

Franciscanos socorrem vítimas de temporais em Petrópolis

Freis e equipe técnica do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) estão em Petrópolis respondendo a necessidades imediatas e levando conforto espiritual a 300 famílias.


Franciscanos socorrem vítimas de temporais em Petrópolis

PETRÓPOLIS, 21 de fevereiro de 2022 - Uma força-tarefa franciscana está em Petrópolis (RJ) para socorrer as vítimas das fortes chuvas que devastaram a cidade, em especial as regiões mais pobres. Com foco no atendimento a 300 famílias, quase 1500 pessoas,, os franciscanos veem um vácuo entre a demanda social e a entrega de gestores públicos e desarticulação de organizações sociais.

A partir de seu programa de resposta às emergências, o Serviço Franciscano de Solidariedade reuniu freis, assistentes sociais, educadores, voluntários e doadores para atender as necessidades imediatas da população, com água, alimento, roupas e produtos de higiene, e levar conforto espiritual a centenas de pessoas.

Com uma atuação na periferia da cidade serrana do Rio há quase 20 anos, os franciscanos conseguiram realizar rapidamente um diagnóstico da situação, articulando sua ação com a defesa civil, bombeiros, exército e outras organizações sociais que atuam em emergências humanitárias no local.

“Nós temos como missão acolher, cuidar e defender quem precisa, não importa onde estejam. Vamos levar nosso trabalho e a solidariedade franciscana para nossos irmãos e irmãs petropolitanos neste momento”, garante o diretor-presidente do SEFRAS, Frei José Francisco de Cássia dos Santos.


Após fazer um diagnóstico local que prescinde a ação social, os franciscanos montam agora um espaço seguro para atender crianças, adultos e idosos que perderam quase tudo que tinham. Só na tarde de ontem, dia 20, 300 famílias foram beneficiadas pelo atendimento socioassistencial franciscano. Em comum todas elas precisavam de orientação para emissão de documentos, alimentação, roupas, acesso a políticas públicas (como o aluguel social) e suporte psicológico.

Novo espaço
Como o espaço onde funciona o Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente -- Gente Viva está em zona de risco, a equipe técnica do SEFRAS ocupa, hoje,
outra casa, localizada na comunidade Oswaldo Cruz, ao lado da capela Nossa Senhora Aparecida. É lá que tem recebido as, por enquanto, acompanhado as 300 famílias de todo o território, incluindo comunidades bastantes povoadas como Osvaldo Cruz, Vila Militar e Vila São José.

Na sala ao lado do atendimento às famílias, a equipe recebeu 50 crianças para escuta e apoio, em um ambiente de cuidado e seguro. “São crianças da comunidade que estão em abrigos no entorno e que nós temos um trabalho com elas e suas famílias. Elas falam muito em morte, em tragédia e é importante manter uma ação específica para elas”, afirma Regina Croscob, coordenadora do Serviço Gente Viva.

Segundo ela, só puderam receber poucas crianças, pois o espaço não comporta a demanda de centenas delas que não têm para onde ir.

Proposta de trabalho
Todo o trabalho franciscano de atendimento socioassistencial tem, hoje, quatro focos principais:
- Suprir necessidades emergenciais, com alimentos, água, produtos de higiene e limpeza e roupas;
- Atendimento socioassistenciais e encaminhar os atendidos para as políticas públicas de saúde e assistência social, quando identificadas urgências;
-Conforto espiritual neste momento trágico;
- Fortalecer a logística local de suprimentos, contribuindo para que os insumos cheguem aos que mais precisam.

O Frei Sandro Roberto Costa OFM, porta-voz da Ação de Emergência do SEFRAS, acredita que o SEFRAS passará de dezenas de atendimento a centenas em poucos dias pois as chuvas não param e há cada vez mais desabrigados e desalojados.

Além disso, o cadastro de pessoas e suas famílias tende a aumentar pois aquelas que foram a abrigos temporários, em algum momento precisam ter um teto permanente. “Nosso compromisso é pensar o desenvolvimento para o município de Petrópolis para trazer respostas a longo prazo e seguras a essas pessoas”.

CAMPANHA
Todo o trabalho emergencial é apoiado pela campanha Ação Franciscana SOS Petrópolis, que disponibiliza informações e boletins diários diretamente do território. Neles, mostramos o que tem sido feito neste momento em que há previsão de mais chuvas para a região serrana do Rio. Para mais informações e notícias, acesse o site da sefras e os boletins sobre a ação
 

 

DOAÇÕES
Doações podem ser feitas pelo site ou por doações bancárias: Banco Santander Ag.:3397, CC: 13003297-3.-- chave PIX (CNPJ): 11.861.086/0004 -06. bitly﹒com/SOSpetropolis

PONTO DE COLETA DE DOAÇÕES E VOLUNTARIADO EM PETRÓPOLIS.
Centro Educacional Terra Santa
Rua Visconde de Itaboraí, 175, Valparaíso -- Petrópolis -- RJ

PONTO DE COLETA DE DOAÇÕES EM SÃO PAULO
Chá do Padre
R. Riachuelo, 268 -- Sé, São Paulo -- SP

SOBRE O SEFRAS
O Serviço Franciscano de Solidariedade -- SEFRAS é uma organização humanitária com 20 anos de atuação, que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: idosos sozinhos, imigrantes e refugiados, crianças pobres e suas famílias, população de rua e pessoas acometidas pela hanseníase.

A organização é guiada pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, ao atender mais de 4 mil pessoas todos os dias pelo Brasil. São serviços diários que promovem alimentação saudável, contraturno escolar para crianças e adolescentes, cuidados na primeira infância, fortalecimento familiar, convivência e proteção de idosos, apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

O SEFRAS também atua em frentes nacionais e internacionais, na articulação e proteção de defensores de direitos socioambientais na Amazônia brasileira, na promoção do trabalho decente no Brasil e no diálogo para a crise multidimensional (ecológica, climática, financeira, política e social) com setores da sociedade civil africana e latino-americana.

PROGRAMA DE EMERGÊNCIA
Em situações de catástrofes e urgências humanitárias, o SEFRAS possui um Programa de Resposta à Emergência que tem como princípio atuar onde houver sofrimento humano, inspirado em São Francisco de Assis. Iniciativa que ganhou destaque nacional durante a pandemia, em 2020, quando os franciscanos armaram tendas humanitárias que alimentaram mais de 10 mil pessoas por dia, com marmitas e cestas básicas, quando as ruas estavam desertas pelo isolamento social.

PETRÓPOLIS
Há quase 20 anos o Sefras mantém o Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente -- Gente Viva, um trabalho pedagógico voltado a 120 crianças e adolescentes (4 a 18 anos) e suas famílias, localizado no bairro Vila São José .

Uma ação comunitária realizada a partir de articulação com organizações sociais, gestão pública e lideranças de base para que os participantes despertam para suas potencialidades e capacidades criativas e produtivas, a partir do contexto em que vivem e, assim, possam desenvolver uma consciência de participação política, de defesa e luta por direitos e dignidade.