Advertisement

Fintech do Agro reduz prazo de concessão de crédito rural de 90 dias para 4 horas usando inteligência artificial


A parceria com a CJ Selecta possibilitou a concessão de crédito rural em tempo recorde de 4h, graças à tecnologia do motor de crédito da fintech, sendo que nos modelos tradicionais este intervalo varia de 60 a 90 dias
 

Fevereiro de 2022 -- A Nagro, agfintech especialista na concessão de crédito agro, acaba de anunciar um recorde de quatro horas para concessão de crédito direto para produtor rural. A operação aconteceu em uma iniciativa em parceria com a CJ Selecta, referência em exportação de Concentrado de Protéico de Soja no Brasil, que resultou no case com o recorde de solicitação de crédito.


“A Nagro oferece vantagens para produtores empreendedores não só na diminuição do tempo para o processo de recebimento do crédito, mas também na segurança dos dados, na prática de taxas menores do que as do mercado tradicional e ainda, facilidades de acesso por meio do uso da tecnologia. Já havíamos alcançado um recorde de 5 horas para a liberação e agora aumentamos em 20% essa eficiência. Isso só é possível porque no fim, somos uma empresa de tecnologia voltada para o produtor rural ”, explica Gustavo Alves, CEO da Nagro.


A avaliação do score de crédito do produtor rural é realizada por meio de informações públicas e privadas, que são autorizadas com a assinatura digital do solicitante, o que agiliza o processo e promove a redução de 60% no tempo da análise de crédito. A avaliação, registro e autenticação da operação ocorre em até 48h, tendo atingido na última semana de 2020, um recorde de quatro horas para a concessão de crédito ao produtor.


Por ser uma solução tecnológica que utiliza Inteligência Artificial, a Nagro realiza uma análise da propriedade rural que inclui aspectos ligados à área, registro de imóveis rurais, com imagens de satélite e informações climáticas futuras, em uma base de dados de mais de 50 quesitos. Desta forma, trata-se de uma solução assertiva sobre a avaliação preditiva e o risco de crédito de cada produtor, oferecendo ainda uma taxa de juros personalizada para cada operação.


Além disso, a Nagro oferece a plataforma de avaliação que inclui a análise de aspectos ESG do solicitante como questões ambientais (Ibama, ICMBio), os cumprimentos fiscais e criminais (antecedentes, mandados de prisão), incluindo o histórico das relações trabalhistas.


 

Sobre a Nagro

A Nagro é uma fintech voltada para o setor do agronegócio. Por meio da tecnologia, oferece soluções de crédito para o produtor rural e ferramentas de gestão de risco de crédito para toda a cadeia agro, desde pequenos revendedores a grandes cooperativas de produtores, indústrias de insumos agrícolas, multinacionais e tradings de commodities, e disponibiliza diversas opções de financiamento através dos produtos financeiros que emite e disponibiliza no mercado. A empresa utiliza a ciência de dados para reduzir a assimetria de informações entre o produtor rural e a cadeia do agronegócio. Entre outros, oferece linhas de crédito de forma simples e 100% digital através dos produtos Crédito Nagro e da Plataforma AgRisK.