Advertisement

Atividades do Projeto Passaporte para Vitória são retomadas no Estado

Nesta semana, as atividades dos núcleos do Projeto Passaporte para Vitória foram retomadas em 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, que é totalmente gratuito, foi elaborado em conjunto com o Instituto Léo Moura para atender a milhares de crianças e adolescentes - meninos e meninas - com idade entre 5 e 15 anos, em que estão em situação de vulnerabilidade social. A escolinha de futebol está presente nas cidades de Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Sumidouro, Pádua; Miracema, Piraí, Volta Redonda, Valença, Teresópolis, Mangaratiba, Aperibé, Cordeiro, Itaperuna e Cachoeiras de Macacu.

A disponibilização do projeto nas respectivas cidades atende cerca de 300 crianças, é uma ação do deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) que destina emenda parlamentar para a sua execução. Os alunos recebem short, camisa de treino, meião e chuteira.

Para o deputado o esporte, assim como a educação, tem o poder de transformar vidas e famílias. “Muito mais que um simples esporte, o futebol é um fenômeno cultural na sociedade brasileira. Acreditamos na possibilidade do uso do futebol como uma importante ferramenta de transformação social, no oferecimento de oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, disse o deputado.

Sobre o projeto, Luiz Lima acrescenta que é uma oportunidade de tirar esse público do ócio e impedir que sigam um caminho errado, aquele que não tem volta, o caminho das drogas. “O projeto se justifica devido ao índice de ociosidade envolvendo crianças e adolescentes, e ao praticar um esporte saudável em turno contrário ao das aulas escolares que frequentam, essas crianças e adolescentes têm a oportunidade de se incluírem nas atividades esportivas e socioculturais que o projeto visa proporcionar. Além disso, através do esporte os indivíduos melhoram sua autoestima podendo surgir não só grandes cidadãos, como também, atletas profissionais”, acrescentou o parlamentar que é educador físico e ex-nadador olímpico.

Ainda sobre o projeto, Luiz Lima ressalta que para participar é obrigatória a comprovação escolar. “Todos os colaboradores estão atentos a esses aspectos. No projeto alinhamos o esporte com a educação e isso sempre é benéfico aos alunos e também para toda equipe envolvida no projeto. Para participar tem que estar na escola”, citou o deputado Luiz Lima.

Para participar do projeto os interessados podem se inscrever de maneira on-line através do endereço https://passaporteparavitoria.com.br/inscricoes