Advertisement

Alta tecnologia para proteger a pele e aproveitar o verão

Com fórmulas exclusivas, disponíveis em farmácias de manipulação, linha desenvolvida pela Consulfarma valoriza hábitos do consumidor em produtos personalizados

Filtro solar, fotoprotetor labial, repelente de insetos. Neste kit, com itens indispensáveis para ir à praia, o que não falta é tecnologia. Verão após verão, o desenvolvimento de produtos e princípios ativos que ofereçam proteção cada vez mais eficiente contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB demandam da indústria farmacêutica pesquisas e investimentos. “Isso porque, desde os anos 1990, quando as pessoas passaram a ter um comportamento mais cuidadoso nos dias quentes da estação, o mercado tem se pautado pela inovação com produtos adequados a cada necessidade. Tudo em benefício da saúde de quem gosta de se expor ao sol”, afirma o especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho.

Mesmo em tempos de pandemia, o verão desperta a disposição para atividades ao ar livre. Na lista de lugares desejados para aproveitar os dias ensolarados, praia e mar ocupam lugar de honra. “Mas é preciso extremo cuidado com a radiação UVB, que causa as incômodas queimaduras solares, e também com os raios UVA”, observa Portilho. Mestre em Ciências Médicas com ênfase em Proteção Solar, o especialista atenta também para os riscos de câncer de pele, com base na estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo a instituição, 177 mil novos casos de câncer de pele não melanoma devem ser registrados no Brasil no triênio 2020-2022.

Responsável pela Consulfarma, Portilho desenvolveu com a equipe de P&D da empresa fórmulas personalizadas para laboratórios de farmácias de manipulação. “Para desenvolver a Linha Summer, levamos em conta uma tendência de consumo que se distancia de produtos pouco naturais, com muitas substâncias químicas e testados em animais”, destaca o especialista.

A Linha Summer é composta por fotoprotetor FPS 30 resistente à água, fotoprotetor labial FPS 15, creme pós-sol, repelente spray, gotas antifúngicas, creme para os pés e creme para os pés (toque seco).

“O fotoprotetor com PP 10 comprovado que desenvolvemos é especialmente pensado para uso em praia. Por ser resistente a enxágue, não é preciso reaplicá-lo quando sair da água”, explica Portilho. Outra característica do produto é o toque seco. “Muitas pessoas que gostam de aplicar o filtro em casa não querem ter a sensação do protetor grudando no tecido do biquíni ou na camiseta”, diz.

De acordo com o especialista, na Linha Summer as farmácias de manipulação conseguem garantir a procedência de cada substância e personalizar cada produto de acordo com a necessidade do consumidor.

Mais sobre a Consulfarma

Fundada em 2000, a Consulfarma oferece assistência completa e desenvolve fórmulas para o mercado magistral. Por meio do Clube Consulfarma, do qual fazem parte várias farmácias de manipulação em todo o território nacional, o cliente conta com vários serviços, como capacitação de equipe, além de projetos científicos inéditos e exclusivos.