Advertisement

Alessandra do Valle prepara livro autobiográfico com história de Lucas, seu filho levado pela violência

Escrever tem feito parte do processo de uma mãe na difícil retomada de sua vida após o luto e também tem como propósito auxiliar outras mulheres que passam pelo mesmo problema. A publicação sai pelo selo DISRUPTalks e tem previsão de chegar às livrarias em maio deste ano

Na tarde da última sexta-feira, na sala da DISRUPTalks, na Mooca, o lançamento de um novo livro era definido. Contudo, a conversa era algo totalmente novo para a publisher Caroline Dias de Freitas, acostumada a receber celebridades e ouvir histórias divertidas de bastidores da fama. Dessa vez, estava à frente de uma mãe ainda em processo de luto por ter perdido um filho há poucos meses em uma tentativa de assalto. Emocionada, Alessandra do Valle contava por tudo o que passou e sua nova luta por uma legislação mais rígida e por todas as mães que passaram pela mesma situação e não têm a mesma oportunidade de apoio que ela teve.

“Uma mãe nunca está preparada para perder um filho, é algo inimaginável até que aconteça. É como se algo estivesse errado no tempo de Deus, da ordem natural das coisas. Nem com o cenário caótico de violência que vivemos, sempre temos a falsa certeza que será possível proteger nossas crias debaixo de nossas asas, dando a nossa vida pela delas se necessário. Por isso, o luto de uma mãe é tão dolorido e difícil”, conta Alessandra para expressar o que sente.

“Começar a pensar sobre o livro foi uma forma de me conectar com suas lembranças sem me afundar na tristeza da saudade, um processo com o qual entendi que retomar minha vida deixando aos poucos o luto não significa me afastar do meu eterno captain”, apelido dado por ela a Lucas do Valle

Lucas completaria 30 anos no dia seguinte de sua morte

A tragédia foi anunciada nas redes sociais pela própria mãe. Ao estacionar o carro para trabalhar, no Ipiranga, Lucas foi abordado por dois assaltantes e baleado na cabeça no dia 15 de setembro, por volta das 6h30 e ficou em coma por dois dias até ser identificada a sua morte cerebral. Ele foi enterrado no sábado, dia 18 de setembro, exatamente quando completaria 30 anos.

“Quando comecei a conseguir a organizar minhas memórias, a recuperá-las sem tanta dor, comecei a entender muitos sinais. Por exemplo, em nossa última viagem juntos, eu sentia no meu coração, sem entender muito bem, que aquela era uma viagem de despedida", conta.

Quem teve a ideia do passeio em Porto de Galinhas foi Lucas. Ele queria um tempo sozinho com Alessandra: “mãe vamos ter esse momento egoísta", disse. Ele também tinha outros objetivos com sua proposta: “"eu quero que você me leve para percorrer os caminhos do meu avô Gol".

E são memórias como essa e o seu processo de aceitação até hoje que serão costurados no conteúdo do livro. “O objetivo é resgatar momentos de alegria e não de tristeza. Quero dedicar a Lucas um trabalho feliz, assim como eu tenho a certeza que foi a passagem dele”, destaca.

Alessandra do Valle é Jornalista, apresentadora, coach business e mãe de cinco meninos e, agora, escritora. Apaixonada por esporte e por televisão tem retomado aos poucos a sua carreira.

Sobre a DISRUPTalks

O selo DISRUPTalks, pelo qual será lançado o livro de Alessandra, já tem uma tradição no setor literário sempre lançando publicações escritas por personalidades. A CEO Caroline Dias de Freitas já é conhecida no meio como a publisher das celebridades, mas destaca a importância do livro de Alessandra e como é diferente de tudo que já publicou anteriormente.

“Quando conheci Alessandra, sua vontade de publicar o livro e seu propósito nobre de apoiar outras mães nessa mesma situação além de chamar a atenção para o problema da violência, eu já senti em meu coração que gostaria de estar ao lado dela. A DISRUPTalks também nasceu para unir o entretenimento da leitura ao desenvolvimento pessoal e à promoção do bem-estar”, conclui Caroline.

www.disruptalks.com.br