Advertisement

Início da operação da 3ª planta é marco histórico nos 15 anos da Bem Brasil

Aniversariante desta quarta-feira (15/12), indústria mineira comemora trajetória de sucesso, coroada pela liderança de mercado e pela atual expansão da capacidade produtiva e das ações de sustentabilidade

     Ao comemorar 15 anos de atuação na próxima quarta-feira (15/12), a Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, também estreia uma nova fase. A empresa está prestes a experimentar uma expansão histórica em sua capacidade de produção, com o início da operação da sua terceira fábrica, localizada no município de Perdizes, no Triângulo Mineiro. Trata-se de um marco no processo de crescimento sustentável da empresa, resultado do maior investimento realizado em toda a trajetória da companhia, projetado para o período de 2021 a 2023.

     A nova planta começa a funcionar já neste mês, ainda em um período de testes e ajustes, com a inauguração oficial prevista para o começo de 2022. Quando estiver em plena atividade, possibilitará, praticamente, dobrar a capacidade produtiva das atuais 250 mil toneladas ao ano para mais de 450 mil, além de gerar cerca de 300 novos postos de trabalho diretos – entre áreas técnicas, de gestão e operacionais. O aporte total na expansão física irá superar os R$ 700 milhões, levando-se em conta o aumento da estrutura de apoio, de armazenagem, área de estocagem, entre outros aspectos necessários para suportar a expansão da indústria.

     Tudo isso possibilitará à empresa chegar ainda mais longe e se manter relevante para o mercado e para seu público. Há três anos, a marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 40%, conforme pesquisa Nielsen/SuperVarejo – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. “A expansão vai ampliar nossa capacidade para atender ao mercado interno, diversificar ainda mais nosso mix e também para prospectar outros países”, afirma o presidente da Bem Brasil, Dênio de Oliveira. As exportações de batatas pré-fritas congeladas começaram no final de 2020, e a expectativa é de que sejam aceleradas nos próximos anos.

 

Responsabilidade socioambiental

     O projeto da terceira fábrica faz parte do plano estratégico de crescimento sustentável, que envolve também a ampliação das boas práticas de responsabilidade socioambiental. Assim, a nova linha de produção utilizará as mais modernas tecnologias disponíveis para o setor, além de ser ecologicamente sustentável. Ocupará, aproximadamente, 100 mil metros quadrados de área construída, com 100% da água tratada e utilizada para irrigação. Além disso, todo o gás metano oriundo do tratamento do efluente será queimado na caldeira, substituindo parte da biomassa, e qualquer resíduo orgânico será destinado à produção de biofertilizantes aplicados na própria cultura da batata, nas fazendas parceiras.

     O sistema de economia circular será priorizado nos processos da indústria, assim como já ocorre na produção atual das demais plantas da Bem Brasil. “Essa nova linha é muito moderna e contribuirá para melhorar ainda mais nossa eficiência e nossos mecanismos para minimizar a emissão de poluentes. A preocupação com a sustentabilidade está no DNA da Bem Brasil”, completa Oliveira.


Raízes

     Assim, comemorar o ótimo desempenho desses 15 anos só é possível devido a um planejamento robusto e bem estruturado para aumentar a visibilidade e a presença da Bem Brasil nas mesas dos consumidores. Esse processo começou ainda nos idos de 1940. Naquela época, a família Rocheto deu início a uma atividade pioneira no país: o cultivo de batatas selecionadas, no município de Araxá, no Triângulo Mineiro. O produto era plantado na fazenda e, posteriormente, comercializado nas centrais de abastecimento. Décadas depois, já nos anos 90, com a modernização do mercado de trabalho e a busca dos consumidores por mais praticidade, os empreendedores da família, essencialmente inovadora, perceberam a oportunidade de iniciar a industrialização e, consequentemente, a história de sucesso da Bem Brasil.

   A primeira fábrica foi inaugurada apenas em dezembro de 2006, após muitos estudos de viabilidade econômica e pesquisas de mercado para atender à emergente demanda brasileira. A partir daí, com a primeira planta 100% nacional, que aliou a ousadia, o pioneirismo e a experiência de décadas da família no setor produtivo agrícola a um produto industrializado de altíssima qualidade, a Bem Brasil não parou mais de crescer e ainda gerar benefícios à economia local. Hoje a empresa conta com duas unidades fabris: a de Araxá e a outra no município vizinho de Perdizes, inaugurada em 2017. Agora, entrará em operação a terceira planta, também em Perdizes.

    O mix atual contempla mais de 20 itens – entre eles, anéis de cebola, polenta e mais de 10 formatos de batata –, voltados para o varejo, food service e fast food. Mas os investimentos em inovações que possam satisfazer as demandas dos consumidores por alimentos práticos e de altíssima qualidade e sabor seguem em alta. A perspectiva é de que a Bem Brasil possa se transformar, em breve, em uma grande indústria alimentícia, tendo a batata frita como seu carro-chefe.

 

Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil atua no mercado há 15 anos e é pioneira na atividade. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas do produto. Conta com duas unidades fabris: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, ambas no Triângulo Mineiro. Juntas, geram mais de 1 mil empregos diretos e cerca de 4 mil indiretos. Seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional. A terceira fábrica, também em Perdizes, está em fase inicial de operação e será oficialmente inaugurada no início de 2022, com potencial para quase duplicar a atual capacidade produtiva da empresa. Além da reconhecida qualidade de seus produtos, a Bem Brasil ainda prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021.