Advertisement

Covid-19: Barra Mansa inicia aplicação de D2 da Janssen a partir desta quinta-feira

Dose de reforço será feita em quem recebeu a D1 até o dia 07 de julho

 
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã desta quarta-feira, 15, uma remessa de 2.910 doses da vacina Janssen. O imunizante será destinado para segunda dose em pessoas que receberam a D1 até o dia 07 de julho. A aplicação será feita a partir desta quinta-feira, 16, no PSF Ano Bom e no posto de saúde dos bairros Vila Delgado e Vila Nova.
Segundo a coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, a aplicação da D2 da Janssen é uma determinação do Governo Federal. “Esta vacina era inicialmente dose única, porém, após estudos, o Ministério da Saúde informou que seria necessária uma segunda dose, que será considerada como reforço. Com intervalo de 2 a 6 meses a eficácia da vacina é comprovada muito positivamente”, explicou Marlene, acrescentando que “na Imunização tudo é muito dinâmico, as notas técnicas mudam a cada novo avanço nos estudos e na disponibilidade das vacinas”.
Ainda nesta quinta-feira, a Secretaria dá continuidade à aplicação de D1, D2 agendadas e doses de reforço contra Covid-19. A ação acontece das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom.
O esquema será o seguinte: D1 para pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (Coronavac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom) e D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 16/07.
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.
Vacinação contra Influenza
Barra Mansa também recebeu nesta quarta-feira, 16, um carregamento de 1.100 doses da vacina contra Influenza. O imunizante será direcionado para aplicação em crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e puérperas até 45 dias após o parto. A aplicação será feita até durarem os estoques, na UBS Centro, localizada na Rua Pinto Ribeiro, 65.
A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, frisou que o grupo escolhido para receber o novo carregamento é o mais vulnerável. “São um público que, geralmente, todo ano tem a menor cobertura vacinal, mesmo atingindo a meta. Além disso, do término da campanha até hoje, há novas gestantes e crianças que ainda não tomaram”, finalizou Marlene.  
Para receber a dose, é indispensável a apresentação de CPF, cartão do SUS e cartão de vacina. Responsáveis pelas crianças devem levar o cartão de vacinação para atualização da caderneta.