Advertisement

Alunos de Barra Mansa recebem certificados do Programa de Educação Sanitária nas Escolas Rurais

Projeto permitiu que estudantes dos distritos de Amparo e Rialto tivessem conhecimento do setor Agro


Nesta segunda-feira, 13, a Escola Municipal Rialto sediou o encontro de encerramento do PESER (Programa de Educação Sanitária nas Escolas Rurais) para os alunos do 5º Ano da instituição e da Escola Jahyra Fonseca Drable, localizada no distrito de Nossa Senhora do Amparo. O evento foi organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Educação de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). Ao final do evento, cada criança recebeu um certificado de participação e um brinde.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Roberto de Carvalho, o Beleza, o programa promove aos alunos da área rural conhecimentos didáticos em educação sanitária. “O PESER vem para ser multiplicador das ações que a Secretaria realiza. O projeto começou no início do ano letivo, onde foi feito um planejamento educacional com as crianças através de apostilas; como se fosse uma nova disciplina para eles. É importante levar esse aprendizado às crianças da zona rural, pois elas estão mais presentes nessa área, muitos são filhos e netos de produtores e agora poderão levar o conhecimento adquirido aos parentes”.

A médica veterinária e coordenadora de Educação Sanitária SEAPPA, Rosa Maria Antunes, explicou que durante a disciplina foram abordados temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, agrotóxicos e destinos de embalagens. “Os assuntos foram trabalhados através de histórias em quadrinhos e apostilas, com o objetivo de fazer com que as crianças sejam conscientes desde pequenas. É um projeto com conteúdos importantes para o futuro e a saúde das nossas crianças e da nossa população”, finalizou Rosa Maria.

 A diretora da Escola Rialto, Márcia Carolina Ramos Silva, falou sobre a importância do aprendizado para as crianças. “Por ser diretora de área rural e por ter família nessa comunidade, me sinto muito orgulhosa por estarmos capacitando os nossos alunos quanto às doenças e os trabalhos nessa zona. É muito importante para eles conhecerem os assuntos que foram lecionados. Nossa escola, a partir desse ano, se tornou um ambiente acessível e sustentável”, acrescentou Márcia.
O vereador Paulo Sandro também esteve presente no encontro. “Parabenizo o trabalho desenvolvido pelo governo municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e podem contar comigo para apoiar a capacitação dos jovens estudantes e para o desenvolvimento do distrito”, disse o parlamentar.