Advertisement

SITE INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE RESENDE CONTA COM NOVO DISPOSITIVO PARA LIBRAS

Dispositivo busca tornar o site mais acessível para pessoas com deficiência auditiva; também já estão em funcionamento recursos para pessoas com deficiência visual

A Prefeitura de Resende, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação Social e Eventos e a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, implantou um novo dispositivo de Língua Brasileira de Sinais no site institucional. Vale destacar que todo o processo está em construção para atender a todos.

O principal objetivo desta nova ferramenta é a acessibilidade durante a navegação pelo site, respeitando as legislações vigentes e garantindo a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência auditiva. O novo dispositivo funciona em toda a estrutura do site e está disponível no canto direito da tela.

O coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha, explica que o usuário ao clicar no ícone do canto direito encontra um personagem que irá traduzir todas as palavras do site para a Língua Brasileira de Sinais. No dispositivo é possível encontrar um dicionário de códigos e controlar a velocidade em que as palavras são traduzidas.

-A nova ferramenta é muito importante para respeitar a cidadania e o direito à cidadania da comunidade surda de nosso município, respeitando as leis em vigência, em especial o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A coordenadoria e a Secretaria Municipal de Comunicação Social buscaram quais são os mecanismos disponíveis que garantem a comunidade surda, o acesso de uma forma mais plena ao site da Prefeitura. Assim, com o novo dispositivo há uma acessibilidade para este público sem existência de barreira física ou de comunicação. Estamos em um processo de construção com implantações de novas informações, verificando os recursos tecnológicos e ferramentas para que em breve possamos atender todas as pessoas com deficiência, dentro de suas particularidades. Contamos também com o auxílio dos usuários para esse processo - frisou Emerson Cunha.

Além disso, já estão em funcionamento alguns recursos para as pessoas com deficiência visual, de forma que facilite a navegação pelo site. O menu de acessibilidade possui ferramentas como contraste, regulador do cursor, alinhamento de texto, entre outros.

Portal da Pessoa com Deficiência

Além destas novas ferramentas está em desenvolvimento o Portal da Pessoa com Deficiência com o objetivo de reunir todos os serviços e informações voltados às pessoas com deficiência, seus familiares e responsáveis. Neste local também estão disponíveis os ícones de Libras e o Menu de Acessibilidade.


No portal estão disponíveis: formulários para transporte, leis e os serviços oferecidos como CEMEAR, CEDEVIR e Sociedade Pestalozzi de Resende. O portal pode ser acessado através do link:https://resende.rj.gov.br/servicos/portal-da-pessoa-com-deficiencia