Advertisement

Saiba como os concursos e prêmios literários que têm impulsionado o mercado do livro

O mercado do livro cresceu 44,4% em volume e 38,2% em valor no primeiro semestre de 2021. Movimentou 31,79 milhões de exemplares e faturou R$1,34 bilhões, conforme último levantamento da Nielsen BookScan e SNEL – Sindicato dos Editores de Livros, divulgado em setembro.

Cadeia do livro aquecida é sinônimo de grandes oportunidades para os escritores se destacarem. Uma das formas deles serem reconhecidos neste disputado mercado são os concursos e as premiações literárias.

O mais tradicional evento literário do país, o Prêmio Jabuti, revela desde 1959 escritores, mas também editores, ilustradores, gráficos e livreiros. Este ano, o anúncio dos vencedores será no dia 25 de novembro, em uma das cerimônias mais aguardadas do mercado.

Em paralelo, outros prêmios também movimentam o setor. É o caso do Concurso Literário Escritores Admiráveis, o primeiro a garantir a tiragem e distribuição de até três mil exemplares e ampla campanha de marketing para o autor.

O curso Escritores Admiráveis e o Grupo Editorial Pensamento (uma das maiores editoras do país, com 114 anos de história) se uniram para encontrar um novo talento da literatura nacional. As inscrições estão abertas até o dia 17 de dezembro e o vencedor será revelado em 21 de março de 2022.

Gigantes do setor também têm apostado no formato de concursos. É o caso da Amazon Brasil, que vai premiar com R$ 10 mil o melhor autor de quadrinho ou ficção nas subcategorias fantasia, ficção científica e horror, no Prêmio Geek de Literatura. O anúncio dos vencedores será durante o Comic Con Experience Worlds, 4 e 5 de dezembro.

Outros eventos, como Prêmio Sesc de LiteraturaEcosOceanosKindleCEPEda Biblioteca NacionalBarco a VaporTrema, etc, ocorrem todos os anos para prestigiar os autores nacionais com um objetivo em comum: reconhecer o melhor da literatura nacional e impulsionar ainda mais o mercado do livro no Brasil.

SERVIÇO:
1° Concurso Literário Escritores Admiráveis
.
Inscrições: até 17 de dezembro de 2021, às 23h
Revelação do vencedor: 21 de março de 2022, às 18h
Publicação do original: 2º semestre de 2021
Regulamento: www.liliancardoso.com.br/concurso