Entre a programação estão atendimentos clínicos para rastreio da doença, atividades integrativas e roda de conversa


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, programou atividades alusivas à campanha Novembro Azul, quando são realizadas mundialmente ações de prevenção e combate ao câncer de próstata. Os atendimentos clínicos para rastreio de câncer de próstata são para homens acima de 50 anos e acontecem em diferentes localidades unidades de saúde. 


Nesta quarta-feira, dia 17, os atendimentos serão no período de 17h às 21h na Policlínica do Manejo, Itapuca, Nova Alegria, Primavera e Posto de Saúde da Família do Paraíso. 


O cronograma inclui ainda, em parceria com a Academia da Saúde, a Ação Novembro Azul no PSF Primavera às 13h da sexta-feira, dia 19, atendimento médico, roda de conversa e atividades integrativas. 


Já no dia 24 haverá atendimento na Policlínica do Manejo, Caixa D’Água, Liberdade, Grande Alegria, São Caetano. Os interessados devem comparecer a estas unidades entre 17h e 21h. 


É importante frisar que os casos com alterações no exame Antígeno Prostático Específico (PSA) serão encaminhados para atendimento com urologista dentro da campanha do dia 24. 


O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, falou sobre a importância da Campanha Novembro Azul. 


- Sabemos que os homens têm uma resistência maior em ir ao médico, mas é comprovado que durante a Campanha Novembro Azul o aumento por urologistas cresce muito. Vale lembrar que a campanha deste mês também reforça sobre a saúde masculina de uma maneira geral, seja mental, crônica ou outros fatores que não podem ser ignorados. 


O câncer de próstata é o segundo comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 65.840 novos casos da doença para cada ano entre 2020 e 2022. Este total corresponde a um risco de 62,95 novas ocorrências a cada 100 mil homens.