Advertisement

Mulheres imigrantes que mudaram o mundo

Novo livro da série de sucesso "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes", publicado pela Editora Planeta, inclui personalidades que fizeram carreira no Brasil

As cantoras Carmem Miranda e Rihanna; a líder rural Lupe Gonzalo; a física Maria Goeppert Mayer; a ginasta Olga Korbut. Mulheres que como elas fizeram a diferença no mundo – e longe da terra natal - têm suas trajetórias contadas em Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo

Publicada pelo selo Outro Planeta, da Editora Planeta, a nova edição acompanha o sucesso da série mundial, com capa dura soft touch e ilustrações de diferentes artistas – uma para cada história. Desta vez, a autora Elena Favilli escreve o livro sem a parceria com Francesca Cavallo, coautora dos outros títulos da coleção e a quem referencia no prefácio. 

Elena tem uma afinidade particular com o tema da imigração. Nascida na Itália,  mudou-se com 23 anos para os Estados Unidos, onde foi estudar na Universidade de Califórnia, em Berkeley. “Este país agora é meu lar, e foi aqui que fundei minha companhia, escrevi estes livros e conheci todas vocês”, comenta. 

Ao melhor estilo “era uma vez”, a autora narra histórias inusitadas e desconhecidas do grande público sobre nomes que fizeram ou fazem parte da realidade de diferentes países. A versão brasileira incorporou, de forma exclusiva, três mulheres que fizeram carreira no país: a pintora japonesa Tomie Ohtake, a chef argentina Paola Carosella e a fotógrafa suíça Claudia Andujar.   

Era uma vez uma garota que queria pertencer a algum lugar. Ela tinha nascido na Suíça, mas morava na Hungria. Aí veio a guerra. Ela conseguiu escapar com a mãe, mas passou anos vagando de país em país. No caminho, ela mudou de nome: Claudine Haas virou Claudia Andujar. Queria deixar para trás a menina com medo que perdeu quase toda a família em uma tristeza da guerra chamada Holocausto. Até que um dia Claudia chegou ao Brasil. (Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, p. 34).  

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo apresenta uma seleção especial de personalidades que deixaram uma marca no mundo apenas por abrir fronteiras para si. Elas servem de inspiração para que meninas de diversas idades saibam que suas habilidades não precisam ser definidas por seu gênero. 

Ficha técnica 
Livro: Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo 
Autor: Elena Favilli 
Editora: Planeta – Selo Outro Planeta 
Preço: R$ 119,90 
ISBN: 978-65-5535-552-9  
Formato: 25x17 cm 
Páginas: 224 
Onde encontrar: Amazon  

Sinopse: Siga seus sonhos, siga o caminho... a rebeldia continua! Conheça o terceiro volume da série best-seller do The New York Times! O livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo contém cem biografias de mulheres que deixaram os países em que nasceram, algumas em busca de novas oportunidades, outras por necessidade, e que transformaram o mundo em seus novos lares. As leitoras vão aprender sobre Madeleine Albright, Paola Carosella, Carmen Miranda, Rihanna e muitas outras. De chefs de cozinha, cirurgiãs, musicistas e políticas até campeãs de judô e xadrez, essas figuras extraordinárias vão inspirar garotas do mundo todo a seguir em busca de seus sonhos, não importa para onde as levem. 

Sobre a autora:  Elena Favilli é autora best-seller do The New York Times, jornalista e vive quebrando tetos de vidro. Ela é a cofundadora da Rebel Girls, uma marca global e multiplataforma que junta educação e entretenimento e se dedica a inspirar e gerar confiança em uma geração de garotas. Elena já escreveu para o The Guardian, Vogue, ELLE, COLORS Magazine, McSweeney’s, RAI, Il Post e La Repubblica, além de ter escrito quatro livros da série Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes.