Taxa Selic perto de 8% dificulta acesso a financiamento de comerciantes

São Paulo, novembro de 2021 - Em um ano de alta da taxa básica de juros e incertezas no mercado financeiro, os pequenos lojistas que fazem a economia girar Brasil afora ganharam uma nova opção para financiar seus estoques. Trata-se de Inventa, plataforma que oferece aos pequenos e médios empreendedores e lojistas um processo de compra simples e rápido por meio de tecnologia.

A alta da taxa Selic anunciada em novembro, que passou de 6,25 % para 7,75%, dificultou ainda mais o acesso a crédito e prazo de pagamento de pequenos lojistas. O cartão de crédito pessoal, que funciona para muitos empreendedores como capital de giro, deixa de ser uma opção nos atacadistas. Enquanto isso, os representantes de grandes marcas exigem pagamento integral e à vista para entregar a primeira compra do comerciante.

Pensando nessa dificuldade, a Inventa desenhou seu próprio modelo de crédito para quem tem uma pequena mercearia, loja de presentes ou perfumaria. O comerciante se registra na plataforma, passa por uma breve análise de crédito e em seguida tem o seu limite de compras aprovado para encomendar com os fornecedores que já estão no site. Caso o crédito do lojista não seja aprovado assim que ele se cadastrar na plataforma, ainda existe a possibilidade de Inventa liberar o limite de compra com a vinculação dos valores ao fluxo de recebimento da maquininha de cartão usada no caixa do comércio.

O valor do crédito aprovado para os novos lojistas pode chegar a R ﹩5 mil, que pode ser parcelado em até 3 vezes sem juros e quitado em 90 dias. Se os pagamentos forem feitos em dia e o comerciante seguir abastecendo seu estoque usando a ferramenta, o valor de crédito disponível para compras pode chegar a R﹩ 20 mil já no segundo mês de uso da plataforma.

"Faz muita diferença para a saúde de qualquer negócio pagar a mercadoria depois que ela já foi vendida. Percebemos que essa é uma dor dos pequenos lojistas e chegamos a essa solução de prazo de pagamento, que traz oportunidades inéditas", explica Marcos Salama, CEO de Inventa. Mais do que prazo, esse modelo oferece tranquilidade para que o comerciante possa focar sua energia em atender seus clientes e entender suas necessidades.

A informalidade é uma marca do mercado brasileiro e acaba empurrando empreendedores para a invisibilidade. Salama aposta na honestidade de quem quer fazer seu negócio acontecer. "Muitas vezes, o comerciante não tem histórico de crédito porque nunca nenhum banco se interessou por ele. Ausência de histórico não é sinônimo de ser mau pagador", conclui o CEO de Inventa.

Sobre Inventa

Inventa é uma startup brasileira que nasceu da constatação de que pequenas empresas ainda estão fora do mundo digital no que diz respeito aos seus processos de compra. Além da facilidade para encontrar diversos fornecedores na mesma plataforma, a Inventa oferece aos lojistas cadastrados facilidade de crédito para suas compras e informações de tendências de mercado regionalizadas. Com menos de um ano de atividade, a empresa já conta com mais de cinco mil produtos, 350 fornecedores e mais de oito mil lojistas de todo o País cadastrados na plataforma.