Vacina Influenza Tetravalente será aplicada gratuitamente em moradores de comunidade no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2021 - A gripe é uma infecção respiratória muito comum e de baixo risco para uma pessoa adulta saudável. No entanto, para quem tem a saúde fragilizada, ela pode enfraquecer o organismo e provocar complicações mais graves, como a pneumonia. A única forma cientificamente comprovada de prevenção contra a gripe é a vacinação. Ela é eficaz porque "ensina" o nosso sistema imunológico a combater a doença, por conter uma versão inativa do vírus, incapaz de provocar o contágio, mas que permite que o corpo aprenda a lutar contra o invasor por meio da produção de proteínas que invalidem ou diminuam seus efeitos no sistema respiratório.

Para ajudar no combate ao vírus da gripe, o Influenza, o Grupo DPSP, responsável pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, se uniu à Cruz Vermelha Brasileira (CVB) para promover um mutirão de vacinação gratuito no Rio de Janeiro, que contou com articulação feita pelo órgão central da instituição. A rede de drogarias irá disponibilizar profissionais de saúde e enfermeiros, além de fornecer gratuitamente mais de 1.600 doses de vacina Influenza Tetravalente - que protegem contra o H1N1 e outros três tipos de vírus causadores da gripe - para serem aplicadas em moradores da comunidade Cidade de Deus e adjacências, no Rio de Janeiro, entre os dias 08 e 09 de novembro e nos dias 10 e 11 de novembro, na comunidade da Rocinha, no Centro de Estudos de Jovens e Adultos, Ceja, na rua Bertha Lutz.

Qualquer pessoa acima de seis meses de vida, que ainda não tenha se imunizado contra a gripe esse ano, poderá participar da campanha, especialmente os grupos prioritários: adultos acima de 55 anos, gestantes, mulheres no pós-parto de até 45 dias, além de pacientes com doenças crônicas e com o sistema imunológico comprometido.

"Estamos muito felizes em nos unir à Cruz Vermelha Brasileira nessa importante iniciativa para imunizar voluntários e moradores dessa grande comunidade carente. Por meio de ações como essa, o Grupo DPSP se posiciona cada vez mais como um provedor de serviços de saúde, estando presente além das barreiras físicas da loja e junto à população que mais precisa de assistência" ressalta Andrea Sylos, Diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP.

De acordo com o presidente nacional da CVB, Júlio Cals, essa união entre as entidades tende a gerar resultados cada vez mais benéficos à população. "O trabalho humanitário necessita de cooperação para amparar mais e mais pessoas. Nesse intuito, o Grupo DPSP articulou uma linda ação com a Cruz Vermelha Brasileira, a fim de proteger grupos em situação de vulnerabilidade social e de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde", destaca o dirigente.

A imunização contra a gripe também é uma aliada no combate à pandemia da Covid-19. Os sintomas gripais causados pelo vírus Influenza podem ser confundidos com os do coronavírus, além disso, a gripe pode provocar complicações respiratórias graves, exigindo internação e expondo o paciente ao contato com o coronavírus. O vírus Influenza também enfraquece o sistema respiratório, tornando o organismo mais vulnerável a complicações em caso de o paciente contrair a Covid-19 simultaneamente.

Sobre o Grupo DPSP

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011, a partir da fusão das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400 lojas em 8 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e app Meu Viva Saúde. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.