A assessora do Governo do Estado do Rio de Janeiro Priscila Sakalem e o ex-secretário estadual de Fazenda Renato Villela participam do encontro
A Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE) promove amanhã, 20 de outubro, às 10h, o seminário Os benefícios fiscais como instrumento da retomada econômica do Estado do Rio de Janeiro, visando debater os caminhos possíveis para que o Rio de Janeiro possa voltar a crescer e ter mais capacidade para investir, atrair e manter empresas. Participam do encontro o ex-secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro Renato Villela; a assessora do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Priscila Sakalem; a presidente do Grupo de Debates Tributários (GDT), Catarina Borzino; o diretor e cofundador do GDT, Daniel Gudiño; e o vice-presidente jurídico da FCCE, Leandro Schuch.
O ex-secretário estadual de Fazenda do Rio de Janeiro Renato Villela ressalta que benefícios fiscais são usados em todo o mundo para estimular a economia, mas a concessão sem critérios, no Estado do Rio, colaborou para o desequilíbrio das finanças estaduais. Para a assessora do Governo do Estado do Rio de Janeiro Priscila Sakalem avalia que a política pública de benefícios fiscais, quando planejada, já se mostrou um instrumento importante de estímulo aos investimentos. "Comprovadamente, a legislação de concessão de incentivo fiscal para atrair indústrias para o interior do estado deu certo, mas a guerra fiscal pela disputa por empresas levou os estados a editar atos normativos indiscriminadamente. Hoje o que falta aos estados, de forma geral, são mecanismos de governança e de testagem da eficiência na concessão do benefício, para verificar se gerou emprego, renda e desenvolvimento", analisa Sakalem.
Webinar: Os benefícios fiscais como instrumento da retomada econômica do Estado do Rio de Janeiro
Data: 20 de outubro
Horário: 10h