Adesão à plataforma integrada Fala.BR, criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), foi firmada em reunião on-line entre representantes dos órgãos federal e municipal
A Prefeitura de Resende, por meio da Ouvidoria-Geral do Município, está implantando um novo canal de participação popular mais moderno e acessível. A adesão à plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação Fala.BR, criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), foi consolidada em reunião on-line entre representantes dos órgãos federal e municipal nesta quinta-feira, dia 14 de outubro. Este canal substituirá o E-Ouv, desenvolvido pelo Ministério da Transparência e a CGU, que foi adotado pela atual gestão em 2017.
O encontro virtual contou com a presença de: Lidienio Lima de Menezes, auditor federal de Finança e Controle (AFFC) e responsável pelo Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da CGU Regional do Rio de Janeiro; Flávia Lopes Pena, auditora federal de Finança e Controle; ouvidor-geral do município de Resende, Ronaldo Gomes, e sua equipe composta por Maurício Fonseca e Jocimar Hermógenes; e representante da Superintendência Municipal de Tecnologia e Informação.
O processo de migração de sistemas está previsto para ser concluído em novembro deste ano, quando o E-Ouv deixará de ser utilizado pelo município de Resende. A plataforma Fala.BR do Poder Executivo Federal, criada pela CGU, é um sistema que visa facilitar o acesso de qualquer cidadão, de forma rápida e descomplicada, na hora de solicitar pedidos de informações públicas e manifestações. Atualmente, são mais de 300 órgãos e entidades do Governo Federal, além de outras duas mil instâncias de todos os entes e poderes da federação, como estados, municípios e serviços sociais autônomos, que aderiram à nova interface.
O canal Fala.BR viabiliza o registro de pedidos e manifestações, permitindo que o cidadão acompanhe o cumprimento dos prazos e consulte as respostas inerentes, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos. São sete possibilidades de serviços: Acesso à Informação; Denúncia; Elogio; Reclamação; Simplifique; Solicitação; e Sugestão. Todos os ícones possuem descrições de suas finalidades.
O ouvidor-geral do Município de Resende, Ronaldo Gomes, destacou como foi a adesão à nova plataforma, explicando os principais benefícios obtidos com a modernização dos serviços prestados à população.