Evento de lançamento acontecerá no dia 5 de outubro, com participação de Nina Silva, CEO do Black Money, Alê Costa, CEO da Cacau Show, e do ator Fábio Porchat
A Feira do Empreendedor 2021 proporcionará uma nova experiência para quem empreende entre os dias 23 e 27 de outubro. Totalmente on-line e gratuito para visitantes de todo o país, o evento será marcado pela inovação e pela tecnologia para atrair empreendedores e o público em geral. A expectativa é que 100 mil inscritos naveguem pela plataforma digital Sebrae Experience, gerando R$ 100 milhões em negócios e 300 mil atendimentos. As inscrições estão abertas para público em geral e expositores e podem ser feitas pelo link: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/
Em ambiente de realidade virtual 3D, os donos de pequenos negócios e demais participantes da feira vão acessar arenas virtuais projetadas para oferecer ampla variedade de conteúdos, soluções e atendimento remoto de consultores do Sebrae e parceiros. De acordo com a coordenadora nacional do evento, Renata Malheiros, pela primeira vez a Feira do Empreendedor ganhou amplitude nacional com a participação de todas as unidades regionais do Sebrae envolvidas na organização do evento. “Será um grande momento para mostrar nossa atuação em rede, oferecendo atrações da melhor qualidade com foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, destacou.
As atividades estão organizadas em cinco arenas virtuais. A Arena do Conhecimento é onde serão realizados os painéis de debate, palestras com convidados especialistas, aulas show e rodas de conversas ao longo dos cinco dias da Feira. Serão quatro salas de transmissão com um total 140 horas de programação, divididas em 14 jornadas diferentes.
“Esta é a maior feira virtual de empreendedorismo do país. É a oportunidade perfeita para os empreendedores do Brasil inteiro se encontrarem, além de gerar networking, o evento oferece a possibilidade de novas parcerias e negócios. É um misto de vitrine e aprendizado. O Sebrae está atuante no evento e temos empreendedores de diversos setores inscritos”, adiantou o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.
Além de abordar temas relacionados ao universo dos negócios, a Arena do Conhecimento apresentará jornadas específicas para educadores e gestores escolares que querem saber mais como formar jovens empreendedores nas escolas, bem como para gestores públicos interessados no desenvolvimento territorial por meio do fortalecimento do ambiente dos negócios.
Já na Arena de Negócios, os participantes poderão participar de rodadas de negócios pré-agendadas nacionais e internacionais, trocar cartões virtuais em sessões de negócios e buscar informações sobre a internacionalização de empresas. A expectativa é que 300 mil micro e pequenas empresas participem das rodadas, movimentando um volume de mais de R$ 25 milhões. No primeiro dia da Feira está prevista uma rodada voltada aos negócios do setor do agronegócio com compradores interessados nos produtos do Estado de São Paulo. Nos dias seguintes, 24 e 25 de outubro, serão realizadas rodadas multissetoriais, de acordo com o mapeamento das demandas e dos segmentos. No caso das rodadas internacionais, o foco será no setor de alimentos e bebidas, moda, couro e calçados, além do agronegócio.
A Arena Atendimento será onde os visitantes serão direcionados para os canais de atendimento remoto do Sebrae, via chat, WhatsApp, telefone e e-mail. Os profissionais de atendimento do Sebrae estarão disponíveis de forma on-line para esclarecer dúvidas durante a Feira. Além disso, o espaço contemplará o acesso ao serviço de Ouvidoria do Sebrae para manifestação dos interessados. Também serão disponibilizados totens virtuais com informações sobre os principais programas nacionais do Sebrae, como o Brasil Mais, Sebrae Delas, Empretec, e ainda, disponibilizado acesso para download de materiais, como e-books, ferramentas e vídeos tutoriais para quem já tem sua própria empresa, é MEI ou quer abrir um novo negócio.
Além de expor seus produtos e serviços em uma grande vitrine virtual para visitantes de todo o Brasil, na Arena dos Expositores os donos de pequenos negócios terão a chance de entrar em contato com grandes empresas parceiras do Sebrae tanto para oferecer seus produtos e serviços como para conhecer soluções específicas para os seus empreendimentos, principalmente no mercado digital, com condições exclusivas.
Por último, a Arena da Retomada será voltada especialmente para quem busca alternativas de crédito ou serviços financeiros e informações sobre renegociação de dívidas. Além de diversos conteúdos voltados ao tema da retomada dos negócios, as atividades apresentadas tratarão de crédito consciente e dos principais programas governamentais relacionados ao crédito. Nesse ambiente, empreendedores também poderão fazer diagnóstico da situação do negócio por meio de um Quiz e serem direcionados para conversar online com atendentes das instituições financeiras parceiras do evento, de acordo com o seu perfil e localidade. Entre as instituições já confirmadas, estão Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Povo, Banco Original, BNDES, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, como também Sicoob e Accrédito.