Advertisement

Secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa é empossado como diretor do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba Sul


Evento ocorreu durante a 39ª reunião do órgão, realizada nesta segunda-feira, 17, em Pinheiral

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, foi empossado nesta segunda-feira, 17, como diretor do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O evento ocorreu durante a 39ª reunião ordinária do órgão, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral. A vice-prefeita do município, assim como equipes técnicas do Meio Ambiente e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) participaram do encontro.

Durante o evento foi apresentada a conclusão da primeira etapa da elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul.  Outra iniciativa de grande importância para Barra Mansa foi a assinatura de convênio para a construção de uma praça voltada à educação ambiental relacionada a recursos hídricos.

A proposta faz parte do Projeto Cílios do Paraíba, que tem investimentos previstos da ordem de R$ 600 mil e contemplará também os municípios de Quatis e Itatiaia. O projeto será licitado pela Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e terá contrapartida do município.

Fátima Lima agradeceu o trabalho desenvolvido pela Agevap, envolvendo os municípios da região na luta pela preservação ambiental e parabenizou o secretário barra-mansense pela nova função. “Essa reunião e outras medidas promovidas pelo Comitê possibilitam a integração entre os gestores da administração pública, com foco na conscientização sobre um meio ambiente sustentável. Vale ressaltar que a água, sendo um recurso tão importante para a nossa sobrevivência, não pode sofrer com danos provocados por empresas privadas ou equívocos de gestão, como ocorrido recentemente em algumas cidades do estado”.

O novo diretor do Comitê, Vinícius Azevedo, disse do seu orgulho em integrar o órgão. “Me sinto muito honrado em participar do Conselho, que tem o objetivo de promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica III, abrangendo integralmente os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda e, parcialmente, Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras. A preservação ambiental é um segmento que demanda grandes esforços e muita conscientização. Por isto, quero trabalhar muito e deixar a minha contribuição”, destacou.

O Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul é um órgão colegiado, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Possui atribuições consultivas, deliberativas e normativas, em nível regional. É composto por um plenário com 30 membros titulares, com direito a voz e voto, e suplentes, distribuídos da seguinte maneira:

- 10 Representantes dos Usuários da Água;

- 10 Representantes da Sociedade Civil;

- 10 Representantes do Poder Público (municipal, estadual, federal).

O Comitê conta ainda com um Diretório, composto por um presidente, um vice-presidente, um secretário e três diretores, e uma Câmara Técnica Permanente de Instrumentos de Gestão e Legal.