Advertisement

Prefeitura de Barra Mansa realiza capacitação dos profissionais do Programa de Saúde Mental


Objetivo dos encontros é aumentar a sensibilidade entre os cuidadores atuantes nos serviços terapêuticos



A Prefeitura de Barra Mansa está promovendo neste mês, uma capacitação voltada aos profissionais dos Serviços Residenciais Terapêuticos, do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Com o tema “Cuidador, aquele que cuida da dor do outro”, a iniciativa tem como objetivo fazer os profissionais pensarem está função, como desenvolver este trabalho. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (04), outro momento foi agendado para a próxima semana, no dia 11, entre 08 e 12 horas.

Na pauta da capacitação constam diversas palestras envolvendo temas relativos aos acompanhamentos que os programas realizam. Todas são ministradas por representantes de cada setor como, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad), Residências Terapêuticas e a Coordenação do Programa.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental de Barra Mansa, Maria Elvira da Cunha, pontuou a importância da ação. “Essa capacitação nos permite entender que todos somos seres humanos, que temos histórias e vida, que merecemos ser escutados. Apenas assim conseguiremos construir um mundo melhor, onde todos possuem direitos e deveres e valorizados na sua especificidade, no seu jeito de ser e de estar no mundo”, destacou Maria.

A capacitação conta com a participação de vinte funcionários entre cuidadores, técnicos de enfermagem e cozinheiras.